O responsável por essa condição, é a situação laboral e social do trabalhador. O governo deveria fortalecer os sistemas de saúde nacionais para combater as doenças derivadas do estresse.
Publicado em: Revisado em: A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.
O estresse pode ser definido como uma reação do organismo a situações de pressão. Em geral, não é resultado de uma causa única. Dificuldades resultantes do ambiente familiar e das relações sociais vão alimentando sensações negativas, juntamente com as questões do trabalho.
Como lidar com seu estresse no trabalho e de toda a empresa? 11 ótimas dicas!
Respiração. A respiração é um dos principais aliados para lidar com o estresse. Respirar profundamente pelo menos 15 vezes, enchendo a barriga e deixando todo o ar sair dos pulmões, desacelera o coração e faz com que a ansiedade diminua.
Custos com doenças do trabalho, acidentes e afastamentos - o stress causa e acelera esse processo que envenena as empresas e reduz a qualidade de vida das pessoas. Erros - como a capacidade mental e fisiológica do profissional fica vulnerável, as chances de erros serem cometidos crescem significativamente.
O estresse pode ser causado por preocupações no dia-a-dia, como muita cobrança no trabalho, trânsito muito intenso, não ter tempo para o lazer ou até o surgimento de alguma doença na família.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. E no Brasil, a preocupação também é grande. Segundo um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), já somos o segundo país do mundo com o maior nível de estresse.
Segundo a Associação Americana de Psicologia, há três tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além disso, existe o Transtorno do Estresse Pós-traumático.