EQST

Quem Responde Pela Pessoa Jurdica?

Quem responde pela pessoa jurídica?

A pessoa jurídica é independente da pessoa física, pois ela irá responder de acordo com a sua personalidade, apenas nas desconsiderações da pessoa jurídica a pessoa física pode responder pela pessoa jurídica. ... A pessoa jurídica tanto de direito público quanto de direito privado é responsável na esfera civil.

É possível a responsabilidade penal da pessoa jurídica?

Pelo ordenamento jurídico brasileiro atual, as pessoas jurídicas são responsabilizadas penalmente apenas pelos crimes ambientais. Não há qualquer possibilidade de uma pessoa jurídica responder penalmente por crimes cujo objeto jurídico do crime seja a saúde pública.

É cabível a responsabilidade penal da pessoa jurídica de direito público?

De acordo com a orientação dominante – na qual se incluem o STF e o STJ – a Constituição Federal admite a possibilidade de a pessoa jurídica figurar como sujeito ativo de crime.

Quem responde criminalmente pela empresa?

Sócio só responde por crimes de empresa se houver provas, afirma Celso de Mello. O fato de alguém ocupar cargo de direção numa empresa acusada de ilegalidades não autoriza que ele seja responsabilizado pelas infrações.

Quem responde pela dívida da empresa?

Como visto, os sócios só respondem diretamente pelas dívidas e obrigações da empresa quando ela é de responsabilidade ilimitada, como acontece nos formatos MEI e Empresa Individual. ... Em alguns casos, a personalidade jurídica da sociedade será desconsiderada e os bens pessoais dos sócios responderão pelos débitos.

Como funciona a responsabilização penal da pessoa jurídica no direito ambiental?

Tanto a Constituição Federal como a Lei de Crimes Ambientais responsabilizam a pessoa jurídica quando esta comete algum crime ambiental, não só a pessoa jurídica é responsável como também os sócios proprietários.

Qual é a responsabilidade da mineradora Samarco?

Outro ramo de atuação da mineradora é a hidrelétrica. A Samarco possui uma usina na cidade de Muniz Freire (ES), e participa do consórcio da usina Guilman-Amorim, que fica em Antônio Dias, Nova Era (MG). As duas usinas produzem 14,5% do consumo anual de energia da Samarco.

Como a Lei de Crimes Ambientais trata a questão da aplicação da punição da pessoa jurídica?

As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade. Parágrafo único. ... 3º, lei 9.605/98).

É possível a responsabilização ambiental de pessoa jurídica mesmo que se trate de pessoa jurídica de direito público?

Tanto a Constituição Federal como a Lei de Crimes Ambientais responsabilizam a pessoa jurídica quando esta comete algum crime ambiental, não só a pessoa jurídica é responsável como também os sócios proprietários.

Quando o dano ambiental for praticado através de empresas quem responde a ação penal?

Empresas, associações e organizações que cometerem crimes ambientais podem responder a processo penal, sem a necessidade de dupla imputação (empresa e diretor), segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça. ... As decisões do STJ seguem a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto.

Qual pode ser a duração da pena de prestação de serviços à comunidade?

“Art. 46 – A prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas é aplicável às condenações superiores a 6 (seis) meses de privação da liberdade.

Quanto às pessoas jurídicas a prestação de serviços à comunidade consistirá em?

a prestação de serviços à comunidade imposta à pessoa jurídica consistirá em custeio de programas e de projetos ambientais. não cabe a imposição da pena de recolhimento domiciliar. não são substitutivas das penas privativas de liberdade.

De quem é a responsabilidade pelo crime tributário em uma empresa?

O administrador ou proprietário de uma empresa enquadra-se como Responsável Tributário, pois, por força legal, repassa aos cofres públicos o tributo ou contribuição em razão de sua prática comercial, nos termos do artigo 128 do CTN. Art. 128.