Dessa forma, a partir das gimnospermas, há dois tipos de gametófitos: Micrósporo: Gametófito masculino especializado na produção de grãos de pólen, o gameta masculino; Megásporo: gametófito feminino, pode ser chamado de ovário ou, ainda, de saco polínico e tem como função a produção de gametas femininos, os óvulos.
Algumas plantas possuem, ainda, células circundando as células-guarda denominadas de células subsidiárias. Os estômatos são estruturas que estão relacionados à respiração, transpiração e fotossíntese. O problema da sustentação foi resolvido com o surgimento de duas estruturas: raízes e tecidos vasculares.
A pele dos répteis é altamente queratinizada, sem glândulas de muco e revestida por escamas ou placas ósseas. ... Diversas características presentes nos ovos dos répteis permitiram que eles não dependessem da água para se reproduzir. O ovo desses animais possui uma casca grossa que impede o dessecamento do embrião.
Os primeiros Vertebrados surgiram nos oceanos, atingindo sua diversidade máxima na água salgada, assim como os peixes. De alguma maneira, o grupo deixou o ambiente aquático e conquistou o terrestre.
A conquista do ambiente terrestre As condições de vida terrestres são bem diferentes das de um ambiente aquático. ... Uma das principais adaptações ao ambiente terrestre foi a presença de pulmões, estruturas capazes de realizar trocas gasosas com o ar atmosférico, possibilitando aos anfíbios respirar em terra firme.
"Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre, com adaptações importantes como a pele impermeável graças a uma molécula I, denominada II, pulmões eficientes e o ovo com casca III e IV ". a) proteica, queratina, calcárea e cório. b) proteica, quitina, impermeável e âmnio.