O melhor cômodo para fazer esse processo é o banheiro. Posicione-se em frente ao espelho. Depois, aponte o nariz na direção do ralo da pia, com a cabeça levemente inclinada para a frente e a boca aberta. Com uma seringa sem agulha, pegue de 10 a 20 mililitros de soro fisiológico e aplique em cada uma das narinas.
Para realizar o procedimento de limpar o nariz do bebê é necessário: 1 seringa de 5 ml. Soro fisiológico natural. Aspirador nasal.
Não existe uma quantidade fixa para isso, nem por idade. Isso varia muito se a criança está mais secretiva, se tem algum processo infeccioso associado, ou se é somente para limpeza nasal. Comece com pequenas quantidades, como 0,5 a 1 ml em cada narina para os bebês, e depois repita quantas vezes forem necessárias.
A secreção precisa sair pela outra narina? Não, não precisa! A secreção pode sair ou não, a depender da quantidade de soro colocada, a quantidade de secreção, e o jato. O mais comum é sair um pouco de soro pela própria narina, o soro sair pela boca ou a criança engolir o soro com a secreção, e aí saí pelas fezes né…
Higiene nasal pode ser feita três vezes ao dia Segundo a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli, não há uma frequência exata para fazer a higiene nasal, mas sim recomendações que variam para cada paciente: “Na maioria dos casos, recomenda-se três vezes ao dia.
Esta lavagem pode ser feita várias vezes ao dia e idealmente deve ser com soro fisiológico esterilizado, mas também pode ser feita com uma mistura de 1 copo de água mineral morna com 3 colheres de sopa de sal diluídas. A água da torneira não deve ser usada, pois pode conter bactérias que podem provocar uma infecção.
Para fazer a lavagem nasal Jala Neti, coloque uma colher de chá de sal em meio litro de água morna pré-fervida ou filtrada. Também é possível usar soro fisiológico. Coloque essa mistura na lota e, a seguir, posicione a caneca na entrada da sua narina mais desobstruída, respirando pela boca.
O Salsep traz essa solução em spray, para ser aplicado com jatos. E o 360 é o que recomendo para os pequenos justamente porque ele funciona em 360º!!! Sim, em qualquer posição que esteja o seu pequeno, sentado, deitado, no colo, tentando fugir (Rsrsrsr), você consegue aplicar o jatinho no seu nariz.
Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou mesmo tomar um banho morno porque isso ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.
Não utilize cotonetes (mesmo as indicadas para bebés) para limpar o nariz. A obstrução do nariz é uma das causas para a recusa do bebé em alimentar-se. Naturalmente, o bebé dá prioridade à capacidade de respirar. Se for o caso, verifique se o bebé tem o nariz limpo.
“Engolir soro não faz mal algum. O que pode acontecer é a criança ficar nauseada por engolir o soro, mas até mesmo o próprio excesso de secreção e tosse podem desencadear vômito“, diz a profissional.
Outro método para eliminar o catarro requer a utilização dos dedos. Uma maneira de fazer isso é enrolar uma gaze no dedo indicador para introduzi-lo ligeiramente no nariz do bebê por alguns segundos. Sem fazer pressão e com um movimento suave, a viscosidade vai grudar na gaze.