À luz da modernização trabalhista, poderá o preposto ser empregado, mas também o contador da empresa ou outra pessoa sem vínculo laboral com o reclamado, que tenha conhecimento dos fatos.
Em síntese: o preposto é o empregado que representa o empregador. O preposto é responsável pela reparação civil? Sim. O artigo 932 do Código Civil expressamente prevê que o ato ou atos do empregado enquanto na função de representação do empregador gera obrigação de responsabilidade civil ao empregador.
O art. 23, do Código de Ética e Disciplina dos Advogados, impõe: ”É defeso ao advogado funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente.”
Prepostos são as pessoas que agem em nome de uma empresa ou organização. Como exemplo de prepostos: vendedores, gerentes, contabilistas, o representante comercial. Chama-se preponente aquele que constitui o preposto, para ocupar-se dos negócios.
Luís Alves de Lima e Silva
Por sua bravura, foi agraciado com a Ordem do Hábito de Cristo, a mais alta distinção militar da época. Retornando ao Rio de Janeiro ainda em 1823, com apenas 20 anos, foi promovido a capitão, tendo seguido para a província da Cisplatina (hoje Uruguai), para combater os revoltosos.
Duque de Caxias recebeu o apelido de “pacificador” pelo papel que exerceu, principalmente, nas batalhas contra as rebeliões regenciais e as revoltas liberais de 1842.
Luís Alves de Lima e Silva
1822, Brasil
76 anos (1803–1880)
7 de maio de 1880
Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil
“luis Alves de Lima e Silva recebeu o título de duque de Caxias porque controlou as revoltas sem mandar matar seus participantes.
João Manuel de Lima e Silva (c. 1805 — São Borja, 29 de agosto de 1837) foi um militar e revolucionário brasileiro.