Conforme a energia é transferida ou transformada, ela vai perdendo força. Esse fenômeno é chamado de degradação de energia. Exemplo: em uma máquina térmica, a energia mecânica é degradada em energia térmica.
Resposta. Em física, a lei ou princípio da conservação de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. Um modo informal de enunciar essa lei é dizer que energia não pode ser criada nem distribuída: A energia pode apenas transformar-se.
De acordo com a lei da conservação da energia mecânica, quando nenhuma força dissipativa atua sobre um corpo, toda a sua energia relativa ao movimento é mantida constante. Isso equivale a dizer que a energia cinética e a energia potencial do corpo nunca mudam.
A energia mecânica é a soma da energia cinética com a energia potencial. ... Pode-se concluir, então, que esse tipo de energia está ligado à Mecânica, ramo da Física que estuda o estado de movimentos dos corpos. Essa área é dividida em cinemática, estática e dinâmica.
Como já falamos, existem três tipos de energia mecânica: a energia cinética, a energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica. A primeira delas, a energia cinética, é o resultado da transferência de energia de um sistema que é capaz de movimentar um corpo.
A energia cinética não depende exclusivamente da velocidade de um corpo mas também de sua massa. Qualquer tipo de corpo em movimento é dotado desse tipo de energia: translação, rotação, vibração e outros.