De acordo com o art. 2º da CLT, “considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços”.
Relação Empregador e Empregado O empregador admite o empregado mediante a obrigação de lhe pagar salário, isto é, não há empregador que admite empregado de graça. É também, o empregador, responsável pela direção de sua atividade, possuindo o poder de direção e organização, o poder de controle e o poder disciplinar.
A Consolidação das Leis do Trabalho, popularmente chamada de CLT, regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto do rural, de relações individuais ou coletivas. ... Essa legislação visa a proteger o trabalhador, a regular as relações de trabalho e criar o direito processual do trabalho.
É preciso, também, investir no diálogo para que as relações empregador e empregado seja, antes de tudo, harmônica. O empregador precisa entender os limites de seus subordinados, observar as suas habilidades e competência, entender onde os potenciais serão melhor encaixados dentro na empresa.
1) Direito do trabalho é o conjunto de normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores, são os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores.
Natureza jurídica: são 2 as teorias: Contratualismo, é a teoria que considera a relação entre empregado e empregador um contrato; o seu fundamento reside numa tese; a vontade das partes é a causa insubstituível e única que pode constituir o vínculo jurídico; anticontratualismo, ao contrário, sustenta que a empresa é ...
O setor de RH funciona como mediador da relação entre empresa e funcionário, seguindo a CLT, acordos e direitos trabalhistas. Por isso, é preciso ter atenção às principais leis e direitos que devem ter monitoramento constante no Brasil.
Com as mudanças, o profissional de RH passa a ter um papel ainda mais importante para o bom andamento da empresa. Afinal, será ele o responsável por intermediar a relação entre empregadores, colaboradores e sindicatos para que os acordos firmados sejam convenientes para ambas as partes.
Agir com humildade, sabendo escutar e estar próximo dos seus empregados é uma forma de criar uma relação de confiança com eles. Já o funcionário deve obedecer às orientações do seu líder, ser responsável por suas atividades e usar seus conhecimentos e habilidades para fazer um trabalho eficiente.
Além da folga semanal, o empregador deve ficar atento ao período entre as jornadas. Elas devem ser de, no mínimo, 11 horas (artigo 66 da CLT). Esse fato é importante nos dias em que o colaborador precisa ficar além do horário mas inicia o seu expediente no dia seguinte pela manhã, por exemplo.
Direitos trabalhistas previstos na CLT
Quais os direitos do celetista?
A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.
7 principais leis trabalhistas que todo trabalhador deve realmente conhecer
Alguns direitos do trabalhador que você deve conhecer