Latino-americano é um termo genérico criado pelos estadunidenses para rotular os povos imigrantes do México, da América Centra e da América do Sul. E é revoltante como isso tira a identidade cultural de cada povo.
Se trata de un sustantivo compuesto que atiende a la parte del continente americano que comprende desde Tierra de Fuego (Chile y Argentina) en el sur y sube hasta el río Bravo en la frontera México-estadounidense. Se integra a las islas caribeñas junto con la parte sur y central del continente. Si hablamos de lo político y social se hace referencia a los países del continente que se diferencian de la llamada América del norte o Estados Unidos. Se diferencian al menos en que es autónoma políticamente de esta última y que culturalmente es distinta. En lo que se refiere a la lengua se trata del conjunto de países donde se habla alguna lengua latina o romance, en este caso el castellano o el portugués.
Boa noite , em Portugal antigamente usava-se muito o termo latino . Os homens portugueses eram conhecidos por serem “os macho latino“ principalmente nos anos 70 . Não entendo o pq de hoje em dia as pessoas já não aceitarem que somos latinos . Afinal somos latinos de segunda geração e os latino americanos de terceira geração .
As línguas latinas são também conhecidas como Românicas. São línguas modernas que evoluíram do Latim falado por volta do século VII d.C. no sul e oeste europeu. As línguas românicas incluem espanhol, francês, italiano, português e romeno.
O legado de Latino na música brasileira é inegável, suas músicas são marcantes e fazem parte da memória afetiva de muitas pessoas. Além disso, ele também é conhecido por sua personalidade carismática e irreverente.
Nossa, eu não estava esperando uma resposta. Fico feliz que leu meu comentário e até pesquisou sobre isso, o que me lembra de pedir desculpas pelo meu erro sobre a invenção do termo” latino-americano”. Foi uma falha minha. No entanto, os estadunidenses foram os responsáveis pela disseminação desse termo pelo mundo e a visão distorcida dele. Afinal todos associam latino ao idioma espanhol e pessoas nascidas em países da América falantes dessa língua, o que exclui os outros países que também são latinos e meio que fragmenta nosso povo como um todo. Isso é uma grande perca cultural que precisa ser discutida e refletida, principalmente nos países que não vêem sua cultura latina, e isso vale para a França e Romênia também, embora eu reconheça as influências de outras culturas nesses países em particular. Porém ainda latinos apesar de tudo.
Na tradução seria: “Falantes espanhóis e pessoas pertencentes a família de onde o espanhol é falado, pessoas com herança espanhola pelo local de nascimento, ou pessoas que se auto-identificam com descendentes e ancestrais espanhóis”.
Latino nasceu no Rio de Janeiro em 1973 e iniciou sua carreira musical nos anos 90. Ele é conhecido por suas músicas animadas e dançantes, como “Festa no Apê” e “Renata”. Latino também é conhecido por suas polêmicas e participações em reality shows, como “A Fazenda” e “Power Couple Brasil”.
“Partimos del principio de que hoy en día el término de «América Latina» es aceptado y repetido por un amplio número de personas: académicos, políticos, responsables gubernamentales, y actores legos. Pero esto nos remite al problema mismo de la conceptualización del término. ¿Cómo se creó y definió en el lenguaje corriente «América Latina»?
latino-americano - adjetivo
Masculino | Feminino | |
---|---|---|
Singular | latino-americano | latino-americana |
Plural | latino-americanos | latino-americanas |
Pardo, na definição do manual é uma mistura de cor, ou seja, é uma pessoa gerada a partir de alguma miscigenação, seja ela “mulata, cabocla, cafuza, mameluca ou mestiça”. Sem dúvida são pardos os filhos de indivíduos brancos (ou indígenas) com pretos – afro-descendentes.
Latinos são pessoas que falam uma língua que vem do latim! foi daí que veio a palavra! espanhóis e portugueses tem imenso orgulho de serem latinos, não entendo essa xenófobia
Boas, sou brasileiro, latino e moro em Portugal, aqui os portugueses entendem que são latinos, como os brasileiro ou qualquer outro povo de língua latina. A forma pejorativa que os estadunidenses utilizam o termo gera essa confusão, mas não há o que fazer, pois eles confundem Brasilia com Buenos Aires, acham que Lisboa é a capital da Espanha, o que significa dizer que são um tanto ignorantes no que se refere à geograia e história. Nessa conversa, há um ponto que me constrange e me leva à uma reflexão: se somos latinos porquê falamos uma lingua oriunda do Latim, porque os afro-latinos não tem essa percepção? Conheço vários afro-latinos de Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, Angola, SãoTomé e Príncipe e Senagal não se enchergam como latinos!!! Mas falam português e francês. Seria isso uma dicotomia preconceituosa por parte dos latinos europeus? Parabéns pelo conteúdo, estou lançando um canal no youtube que trata desse tema, Latinadiversidad. Salud!
Conforme o nosso dicionário Priberam, Etnia é o agrupamento de famílias numa área geográfica cuja unidade assenta numa estrutura familiar, econômica e social comum e numa cultura comum. Por exemplo, Hispânico ou Europeu são etnias. Já Raça é a divisão tradicional de indivíduos cujos caracteres físicos e biológicos são constantes e hereditários. Por exemplo, Branco, Negro ou Asiático.
Latinos ou Latino-americanos (em castelhano: latinoamericanos, em francês: latino-américains) são cidadãos dos países da América Latina e dependências. Os países latino-americanos são multiétnicos, pois neles vivem pessoas de diferentes origens étnicas e nacionais.
Regiões como Quebec (Canadá) e Guiana Francesa (França) não costumam figurar entre as demarcações comuns da América Latina. Contudo, um caso peculiar é o do Brasil. Ele é amplamente considerado um país latino internacionalmente, no entanto, os próprios brasileiros não se consideram latinos.
Latino é considerado um ícone da cultura pop brasileira. Suas músicas e performances são marcantes e fazem parte da memória afetiva de muitas pessoas. Ele também é conhecido por suas parcerias com outros artistas, como Kelly Key, Wanessa Camargo e Daddy Kall.
Ainda segundo US Census Bureau a classificação como Hispânico ou Latino é “is limited specifically to Spanish culture or origin, and therefore does not include Brazilian Americans. However, Brazilians are recognized as Latin Americans, so some dictionary definitions may include Brazilians and Brazilian Americans as Latinos. Also, in census forms and other questionnaires, Latino identity is the choice of the respondent, so that Brazilian Americans can thus self-identify as Latinos. However, the U.S. government’s population reports do not include Brazilian Americans with Hispanic and Latino Americans”.
O termo “latino” possui um significado amplo, referindo-se tanto à origem e descendência dos países da América Latina, quanto à cultura e aos costumes desses países. A América Latina é uma região rica em diversidade cultural, com influências indígenas, africanas e europeias.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019, 42,7% dos brasileiros se declararam como brancos, 46,8% como pardos, 9,4% como pretos e 1,1% como amarelos ou indígenas.