O pronome de tratamento Vossa Senhoria ou V.S. ª deverá ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a pessoas com grande prestígio, como vereadores, chefes, secretários e diretores de autarquias.
Significado de Senhoria Dona da casa, prédio ou pensão, em que se habita, e a quem se paga aluguel.
Vossa Senhoria, Vossas Senhorias = V.S. ª, V.Sa., V.S.as, V. Sas.
No aguardo de sua resposta. Não vejo nenhum inconveniente em usar V. S.ª (atenção a como se abrevia), que significa «Vossa Senhoria», já que senhoria, substantivo abstracto, pode ter tanto um homem quanto uma mulher (o mesmo se verifica com alteza, majestade, etc.).
é uma abreviação do pronome de tratamento “Ilustríssimo” utilizado em comunicações oficiais.
Assim, numa audiência – ato no qual a consideração e o respeito recíprocos devem ser a tônica – se a intenção for a de se dirigir ao magistrado de maneira solene, é preferível tratá-lo por excelência ou por meritíssimo juiz.
Conhecer como são usados os pronomes de tratamento é fundamental em instituições públicas. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
I. Como se dirigir ao Presidente
Chefe da Casa Civil e da Casa Militar, Cônsules, Deputados, Embaixadores, Governadores, Ministros de Estado, Prefeitos, Presidente da República, Secretários de Estado, Senadores e Vice-Presidente da República: Vossa Excelência (V.
Ilustríssimo Senhor Diretor e/ou autoridade e/ou Superintendente d e Infraestrutura de Transportes da Bahia.
O vocativo a ser empregado em comu‑ nicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Formas de Tratamento – O que é
O tratamento formal indica uma situação séria e respeitosa entre os falantes. Normalmente, é utilizado para falar com pessoas mais velhas, desconhecidas ou superiores em uma hierarquia. O tratamento informal indica uma relação de familiaridade e intimidade entre os falantes.
Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.