O registro no CRA é uma obrigação legal e habilita o administrador ao exercício profissional. ... Todas as empresas que prestarem serviços nas áreas de atuação do administrador, nos termos do Capítulo IV, art. 12 do regulamento da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965. Quem deve se registrar no Conselho?
De acordo com a Lei nº 4.
Para requerer o registro profissional e obter a Carteira de Identidade Profissional, o interessado deverá entrar em contato com o CRA do Estado em que reside, munido(a) do Diploma devidamente registrado por universidade credenciada pelo MEC ou Declaração de Conclusão do Curso, fornecida pela Instituição de Ensino em ...
O que é o CRA? O Conselho Regional de Administração é o órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional do administrador. Foi criado pela Lei nº. 4.
Os profissionais registrados recebem uma carteira de identidade profissional, válida como documento de identidade em todo território nacional, que legalmente os habilita para atuar na área da Administração. O CRA-SC concede os seguintes registros profissionais: Administrador: Concedido aos Bacharéis em Administração.
Saiba quais segmentos necessitam registro no CRA-SE:
O Administrador pode se preparar para assumir responsabilidades em recursos humanos, na produção, na logística, em finanças ou em negociações nacionais e internacionais. ... O papel de um Administrador é extremamente importante para o desenvolvimento de um país porque ele pensa os negócios de uma empresa.
Conselho Regional – CFA. É a entidade consultiva, orientadora, disciplinadora e fiscalizadora do exercício da profissão de Administrador e Tecnólogo em determinada área da Administração. Desenvolve também o trabalho de apoiar, auxiliar e defender os direitos dos profissionais.
SECCIONAIS: Apresentar o requerimento, os documentos originais, foto 3X4 colorida e recente (se não tiver anexado) e colher assinatura para confecção da Carteira de Identidade Profissional. INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Os registros obtidos no CRA-MG são definitivos.
Aos profissionais registrados no CRA-MG, que não estejam no exercício profissional, é facultado solicitar licença ou cancelamento do registro profissional, instruindo com requerimento (modelo CRA-MG) e instruindo o pedido em conformidade com a Resolução Normativa do Conselho Federal de Administração que trata do ...
O Registro Profissional Secundário é aquele concedido aos profissionais registrados em outra unidade da Federação e que também pretendem exercer a profissão no Distrito Federal, porém, mantendo o registro principal no local de origem.
A falta de pagamento do registro e da anuidade do CRA-SP tornam ilegal o exercício da profissão e punível o infrator. ... O fato de o profissional simplesmente deixar de efetuar o pagamento da anuidade não interrompe a emissão de nova anuidade nem seu registro no CRA-SP.
O exercício eventual ou temporário da profissão, em jurisdição diversa do domicílio profissional do contabilista, está condicionado ao Registro Secundário. O Registro Profissional poderá ser requerido via internet no site do CRC.
Recentemente o CFT emitiu duas Resoluções que estabelecem que o número de Registro dos profissionais nos Conselhos Regionais serão o número do CPF para pessoa física (natural) e do CNPJ para as Pessoas Jurídicas (empresas).
Também existem em cada estado os conselhos regionais ou conselhos que abrangem mais de um estado. Todos estão sob fiscalização contábil e financeira do Tribunal de Contas da União, por força do inciso II do artigo 71 da Constituição Federal.
OS CONSELHOS SÃO ESPAÇOS DE ENCONTRO DA SOCIEDADE CIVIL COM O PODER PÚBLICO. ... Nesses espaços, a sociedade civil pode intervir na implementação de políticas públicas, questionar seu funcionamento e propor alterações e melhorias. Afinal, é o povo que sente as consequências das medidas do poder público.
Conselhos defendem e disciplinam o exercício profissional, representando, em juízo e fora dele, os interesses gerais e individuais dos profissionais, visando assegurar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Os conselhos Municipais, destituídos de personalidade jurídica, constituem no organismo público um mediador entre População e o Governo, com intuito de formular políticas públicas, que irão atender necessidades sociais.
O Conselho Escolar é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Ele deve contribuir com as ações dos dirigentes escolares para assegurar a qualidade de ensino e a gestão democrática na escola.