A ginástica localizada é uma ótima aposta para quem quer aumentar a força e a flexibilidade usando apenas do peso do próprio corpo. A maior parte do publico adepto deste tipo de exercício ainda são as mulheres, entretanto ele é indicado para ambos os sexos.
Descrição do movimento: Em decúbito dorsal elevar as pernas e o quadril, mantendo o corpo numa posição de equilíbrio invertido a princípio com os joelhos próximos ao peito e depois com o corpo ereto, apoiado apenas na nuca e nos braços, com as mãos no solo ajudando a manter o quadril elevado.
Mas, além contribuir para o emagrecimento, a ginástica localizada, que contém exercícios aeróbicos, ajuda a melhorar o condicionamento do coração e dos pulmões. E com músculos mais fortes, o perigo de doenças cardiovasculares e respiratórias torna-se menor.
A ginástica localizada consiste na promoção de um treinamento onde se adquire força, resistência, tonificação musculatura e combate à flacidez. A aula de localizada alonga as estruturas músculo-tendinosos e melhora a postura.
Um tipo de exercício vem sendo bastante praticado e comentado pelas pessoas nas academias. São os chamados exercícios localizados, que trabalham certos grupos musculares, tendo como objetivo provocar mudanças fisiológicas e morfológicas nas fibras musculares que compõem estes grupos determinados.
O fortalecimento muscular consiste em tonificar e definir os músculos sem que a pessoa precise necessariamente ganhar muita massa muscular. É uma forma de melhorar e preservar a saúde muscular, permitindo movimentos mais seguros e autossuficientes.
O fortalecimento muscular é algo importante no tratamento e prevenção de lesões. Mas treinar a musculatura de forma adequada muitas vezes foge do óbvio. Cada grupo muscular trabalha de uma forma, e é preciso treinar o músculo da maneira como ele funciona para que a intervenção seja efetiva.
Fortalecer os músculos é muito importante para a saúde já que eles são fundamentais para a funcionalidade do organismo. Além de melhorar o condicionamento aeróbico, ter a musculatura forte e resistente também protege os ossos e articulações e melhora o metabolismo.
A hidroginástica é uma opção ideal, já que seu impacto é mínimo e trabalha os músculos com a resistência da água. Não se deve esquecer, ainda, do exercício cardiovascular, que pode ser, por exemplo, uma caminhada de ritmo leve.
Ter músculos saudáveis é a chave para ter uma vida ativa e conseguir passar pelo processo de recuperação de uma doença crítica ou trauma grave. E por isso é importante ter uma boa saúde muscular à medida que envelhecemos, pois ajuda a reduzir os riscos e deixa o corpo mais preparado para lidar com doenças e lesões.