O povo no poder: entenda como cidadãos participam diretamente da democracia. ... No primeiro modo, o povo elege representantes (vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores e presidente da República) para ocupar cargos nos poderes Legislativo e Executivo.
O que é cidadania? Cidadania é um conceito que se refere à condição de pertencimento de uma pessoa à comunidade de um país. A consequência desse pertencimento são os direitos e deveres civis, políticos e sociais, que são assegurados ao cidadão pela Constituição Federal.
O principal problema enfrentado pela democracia é a corrupção. E grande parte da população brasileira está ciente desse fato. ... Outro problema é a falta de representatividade, pois a democracia está muito comprometida com a oligarquização.
A democracia direta pode já ser vista como um tipo de sistema onde os cidadãos discutem e votam diretamente as principais questões de seu interesse. ... A democracia indireta estabelece que a população utilize do voto para a escolha dos representantes políticos mais adequados aos seus interesses.
Em um sistema de democracia indireta (ou democracia representativa), os cidadãos elegem representantes, os quais serão responsáveis pela tomada de decisões em seu nome. ... Já em regime de democracia direta, os cidadãos não delegam o seu poder de decisão. As decisões são tomadas através de assembleias gerais.
Além do direito de voto em plebiscitos e em eleições, os cidadãos também têm a possibilidade de expressar suas exigências com o auxílio de três instrumentos, que compõem o núcleo da democracia direta: a Iniciativa popular, o Plebiscito facultativo e o Plebiscito obrigatório.
COMO FUNCIONA A DEMOCRACIA DIRETA? Na democracia direta, a população não delega o seu poder de decisão. Nesse sistema de governo, a própria população decide diretamente sobre o que é de interesse público e administrava a cidade – ou melhor, o povoado, a vila. Cabia aos cidadãos fazer a autogestão da cidade.
Conselho: este é um órgão público colegiado composto tanto por representantes da administração pública quanto por cidadãos, ou entidade representativa, que se interessem sobre a matéria a ser tratada. Alguns conselhos são decorrência de exigência legal, outros são facultativos.
Porque ela contava com a participação direta dos considerados cidadãos de atenas, que discutiam diversos fatores na Ágora. A principal diferença é que a democracia atual é participativa, e a de Atenas era restritiva, só os considerados corações podiam participar.