Comumente, os profissionais requisitados para um inventário florestal são os engenheiros florestais, mas há casos específicos em que Engenheiros Agrônomos e Biólogos também podem fazê-lo, conforme as informações constantes AQUI e AQUI, respectivamente.
1° passo: Planejamento
3. Etapas do plano de manejo
A seguir são descritos os passos para elaboração de um plano de manejo florestal:
para as unidades de manejo florestal (UMF) II e III, que possuem com cerca de 130 mil e 60 mil hectares, respectivamente. O preço mínimo do metro cúbico proposto pelo edital de concessão foi de R$ 16,38.
A Lei Nº 9.
A concessão florestal permite ao concessionário apenas o direito de praticar o manejo florestal sustentável. Isso significa que as empresas podem extrair produtos madeireiros e não madeireiros, além de oferecer serviços de turismo.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) tem a missão de promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando a agenda florestal estratégica para a economia do país.
Florestas Públicas do TIPO A (FPA) - São florestas que apresentam destinação e dominialidade específica como as Unidades de Conservação da Natureza, as Terras Indígenas, os Assentamentos Rurais Públicos, as áreas militares e outras formas de destinação previstas em lei.
Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) – é um documento que deve conter informações gerais da área (localização, tipos de vegetação, de solo, rios, etc.)
1 Ato ou efeito de manejar; maneio, manuseio. 2 Condução de veículo com o uso das mãos; direção. 3 Exercício de autoridade sobre alguém ou algo.
O manejo sustentável das espécies nativas é um instrumento estratégico para conservação da vegetação nativa e provisão de serviços ecossistêmicos, que alia conservação e alternativas de exploração econômica sustentável.
São operações e técnicas utilizadas no trato de animais que se evidenciam no tipo e na forma de fornecimento de alimentação, na movimentação, nos tratamentos preventivos e terapêuticos de doenças, nas instalações para permanência ou repousos, dentre outros.
O manejo é um trabalho do dia a dia da fazenda. Começa no nascimento dos bezerros, passa pelos cuidados na condução dos animais e deve ser aplicado de forma estratégica até em atividades pontuais como vacinação, identificação e, principalmente, no curral.
O manejo do solo é o conjunto de todas as práticas aplicadas a um solo visando a produção agrícola. Inclui operações de cultivo, práticas culturais, práticas de correção e fertilização, entre outras (Figura 2). cultivo mínimo, o plantio direto, entre outras práticas conservacionistas.
Entende-se por manejo sanitário, um conjunto de medidas cuja finalidade é proporcionar aos animais ótimas condições de saúde. ... Deve-se tratar o animal corretamente, com ajuda de um profissional, mas o certo é adotar o máximo possível de práticas preventivas no seu rebanho.
O manejo sanitário consistirá em um conjunto de ativi- dade globais na fazenda que permitiram a eliminação e/ ou controle de moléstia de bovinos, como, por exemplo, a febre aftosa, a brucelose, o carbúnculo sintomático, carrapatos e moscas.
O manejo reprodutivo é um conjunto de práticas e técnicas cujo objetivo é melhorar a eficiência produtiva, repercutindo, favoravelmente, na fertilidade ao parto, prolificidade e na sobrevivência das crias.
A fim de melhorar a produtividade do rebanho de caprinos e ovinos, o controle sanitário preventivo deve ser uma medida de adoção importante mediante ações como suporte nutricional, controle de parasitos, vacinação e manejo ambiental.
Vermifugação. 4 – Vermifugar as fêmeas antes do início da estação de monta, e após o 45o dia da cobrição ou inseminação artificial. Isso evita o aparecimento de malformações que provocadas por vermífugo.
“As principais doenças que acometem os ovinos são: Bernes; Bicheiras; Brucelose; Carbúnculo hemático; Carbúnculo sintomático; Carrapatos; Dermatite Micótica; Ectima contagioso; Febre aftosa; Gangrena Maedi-visna; Necrobacilose; Oftalmia Contagiosa; Oestrose (bicho da cabeça); Piolhos; Pododermite (Manqueira); Sarna dos ...