No tecido ósseo, o PTH atua nos osteoblastos promovendo a síntese e secreção de um ativador local de osteoclastos, aumentando a atividade osteoclástica. Esta ação aumenta a reabsorção óssea.
Eles estão inteiramente interligados pois: os hormônios paratormônio e calcitonina atuam no metabolismo do íon cálcio sendo importante no controle plasmático deste íon, ou seja, são responsáveis em manter o nível de cálcio plasmático dentro do normal sabendo que, 99% do cálcio presente no nosso corpo se encontra ...
Esse hormônio tem efeito inverso ao da calcitonina: libera cálcio dos ossos para o sangue, estimula a absorção de cálcio pelo intestino e diminui sua eliminação pelos rins. Dessa forma, a calcitonina e o paratormônio mantêm um nível adequado de cálcio no sangue, condição essencial para o bom funcionamento das células.
Os fosfatos, que são regulados pelos mesmos sistemas endócrinos que controlam o metabolismo do cálcio, também são fundamentais para várias funções fisiológicas. O fosfato inorgânico contribui para a integridade funcional de ossos e dentes e funciona como tampão para o íon hidrogênio no plasma.
Os hormônios produzidos pela glândula tireoide também são regulados pelo mecanismo de feedback negativo. Quando os níveis desses hormônios caem abaixo do nível normal, o hipotálamo secreta o TRH, que é levado até a adenoipófise, estimulando a produção de TSH.
As glândulas endócrinas secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas, são as chamadas células-alvo.
Conheça a seguir alguns tipos de hormônios e como eles atuam no nosso organismo.
Como identificar distúrbios hormonais?
Uma glândula que produz dois hormônios, o T3 e o T4, responsáveis pelo metabolismo do organismo humano. Agem na regulação da temperatura corporal, frequência cardíaca, metabolismo do colesterol e da glicose e também no desenvolvimento intelectual.
O glucagon ajuda a quebrar os carboidratos e gorduras armazenados e os usa como energia. Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer. Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon.
Testosterona. O que é Hormônio masculino, produzido nos testículos e, em menor quantidade, nas glândulas suprarrenais. Atua na formação da massa muscular e na queima de gordura, oferece energia, melhora a memória e é responsável por promover as características físicas dos homens.
A seguir, vejamos quais são os principais hormônios que auxiliam o emagrecimento e de que maneira eles podem ser administrados.
Mas os médicos alertam: o uso para emagrecer é um risco à saúde. O HCG, sigla em inglês para Gonadotrofina Ciriônica Humana, é conhecido como hormônio da gravidez e produzido pela placenta durante a gestação. "O que emagrece nessa dieta não é o HCG em si, mas a dieta restritiva.