O curso de Fitoterapia pode ser encontrado no Brasil tanto na versão de formação livre, quanto na de pós-graduação (geralmente na modalidade de lato sensu, que também conhecida como especialização). Em relação ao curso de formação livre, qualquer pessoas está habilitada a realizá-lo.
Quem pode aplicar a terapia de liberação miofascial? Muitos profissionais de saúde podem aplicar a terapia de liberação miofascial, desde que adequadamente treinados. Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Quiropraxistas, Osteopatas, Médicos, Massoterapeutas, entre outros.
"Dependendo do caso, pode não apenas não trazer benefícios, mas causar efeitos prejudiciais, como no caso de peles muito finas, infecções e fraturas no local da aplicação, pele com muitas varizes e pacientes com trombose."
Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:
Cada marca de ventosa possui um significado, uma cor mais escura como roxa revela uma estase severa e demonstra que aquela região tem uma menor oxigenação no sangue e acúmulo maior de toxinas.
Significado da cor da ventosa A reação pigmentada da pele é relacionada com a falta de oxigenação do sangue e acúmulo de toxinas na pele. Logo a cor mais arroxeada está ligada com a menor oxigenação do sangue e ao maior acúmulo de toxinas.
E os efeitos colaterais do uso da ventosa estão especialmente relacionados ao aparecimento de hematomas, inchaço e, em alguns casos, até mesmo bolhas. Essas são reações normais ao tratamento, e devem desaparecer automaticamente dentro de 2 a 5 dias.
O tempo de duração varia entre 10 a 20 minutos e podem ser realizadas sessões isoladas para combater a dor nas costas, ou até 10 sessões realizadas uma vez por semana durante 10 semanas consecutivas. Pode-se ainda usar as ventosas associadas a outras técnicas como o agulhamento a seco (Dry-Needling) e a acupuntura.
Se você estiver com algum hematoma devido ao uso da Ventosaterapia , evite tomar sol. Em contato com o sol, manchas roxas podem se tornar definitivas. Isso acontece porque o local arroxeado concentra uma grande quantidade de ferro. Quando entra em contato com a luz solar, o ferro se oxida, manchando a pele.
No entanto, existem outras formas simples de eliminar este tipo de mancha roxa, que podem ser:
Ventosas servem, idealmente, para segurar um gancho ou objeto em um vidro ou superfície plana. Porém, muitas vezes elas não grudam direito. Elas funcionam quando a pressão externa (ar) é mais forte que a interna. Criar um selo hermético forma esse diferencial de pressões, necessária para fazer as ventosas grudarem.
As manchas escuras podem ser melanoses solares ou manchas senis e surgir em áreas que ficam muito expostas ao sol, tais como: face, mãos, braços, colo e ombros. Já as manchas brancas aparecem quando há ação acumulativa da radiação solar de forma prolongada e repetida ao longo da vida.
A dermatite solar é um termo usado para descrever as condições nas quais a pele desenvolve uma irritação após a exposição ao sol.
As manchas escuras que surgem no rosto, mãos, braços ou em outras partes do corpo podem ser causadas por fatores como exposição solar, alterações hormonais, acne ou feridas na pele.
Tratamentos para clarear a pele