Para se matricular em uma especialização é necessário que o estudante tenha um diploma de conclusão da graduação. Ainda, dependendo da instituição de ensino, o candidato pode passar por provas de conhecimentos gerais e específicos, análise de currículo e entrevista com professores do curso.
O profissional graduado precisa ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar como docente no ensino superior privado, bem como uma stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo em universidades públicas federais.
É um curso de pós-graduação lato sensu que informa, atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema, com programas nas mais diversas áreas de conhecimento.
Geralmente, valem como provas de títulos para concursos públicos: graduação, pós graduação (mestrado ou doutorado), cursos de MBA, cursos de especialização e cursos livres de formação continuada (cursos profissionalizantes, por exemplo), publicação de livros, artigos e trabalhos científicos e experiência profissional.