Aos técnicos de enfermagem cabem a realização dos curativos nas lesões de pressão de grau 1/1 e 2/11, e quando prescrito e capacitado pelo enfermeiro as de grau 3/III, assim como assistir o enfermeiro no planejamento das atividades de assistência (COFEN, 2015).
No curativo fechado, após a aplicação do medicamento tópico, a área da ferida é coberta por um curativo, geralmente gaze de malha fina, algodão ortopédico e atadura de crepom. O desbridamento é seguido por curativos com ou sem anestesia, em intervalos de 12h até 24-36h, dependendo da extensão e da gravidade da lesão.
Principais tipos de curativos
Para que serve: Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras ...
Pomadas para Tratar Queimaduras
3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore. Esses curativos devem ser trocados pelo menos 1 x ao dia.
O primeiro passo deve ser a avaliação cuidadosa da ferida por médico ou enfermeira: onde está localizada....Quando a ferida já rompeu a pele, deve-se:
O tratamento para escara ou úlcera de decúbito, como é conhecida cientificamente, pode ser feito com laser, açúcar, pomada de papaína, fisioterapia ou óleo dersani, por exemplo, dependendo da profundidade da escara.
A lavagem das mãos é obrigatória antes de efetuar o curativo no paciente. Em seguida, deve isolar toda a área da ferida e sobrepor a compressa gaze, de preferência em dobras, no local afetado. Recomenda-se também utilizar uma sobra para facilitar o processo de fixação da fita micropore.