Somente pode lhe enviar uma carta convite quem já for residente em Portugal, isso quer dizer que quem pode lhe enviar é alguém que já possua AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA no país, cidadania européia e resida em Portugal, ou quem tem visto e já esteja em Portugal residindo.
Assim, seja diretamente em um posto de imigração português (ou da União Europeia), seja em uma Repartição Consular (quando for aplicar para um Visto), se não possuir outro comprovativo de alojamento, deverá o estrangeiro portar uma Carta-Convite.
Para obtê-lo, é necessário apresentar, entre outros documentos, o contrato de trabalho assinado por ambas as partes, uma carta redigida pela empresa e comprovantes de alojamento e meios de subsistência.
Como fazer uma carta convite: passo a passo
A carta convite é um documento informal utilizado para confirmar a sua visita a uma pessoa, em um determinado país. Ao apresentar este tipo de documento, você estará comprovando que está assegurada a sua acomodação com todas as despesas por quem irá te receber. É uma comprovação de sua hospedagem na casa de alguém.
O vocativo epistolar, utilizado na abertura das correspondências é: Excelentíssimo (a) Senhor (a) Cônsul ou Senhora Consulesa, e no texto da carta, a forma correta é Vossa Excelência.
Eu,(nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão/cargo), RG nº (número do RG) inscrito no CPF sob nº (número do CPF), residente à (endereço) na cidade de (cidade/estado), DECLARO, para única e exclusiva finalidade de comprovação perante o CONSULADO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, que a viagem de (tipo de ...
Formulário DS 160 – Informações Pessoais, parte 1. No primeiro campo “SURNAMES”, preencha com seus sobrenomes conforme consta no Passaporte. No segundo campo “GIVEN NAMES”, coloque seu primeiro nome. Por último, no campo de “FULL NAME” é onde deverá inserir seu nome por extenso.
Documentos para o Visto E
US$ 160
Como tirar o visto
dez anos
Com validade de até 5 (cinco) anos, dependendo da reciprocidade com o país de nacionalidade do portador, o visto de turista proporciona a possibilidade de múltiplas entradas no País. Sendo que cada cada estada não pode ultrapassar 180 (cento e oitenta) dias, por ano.
Duração estadia turística no Brasil Se você ficar além dos 90 dias, o excesso de permanência é registrado e, ao sair do país, a pessoa é multada. Para mais informações, visite o site do Ministério dos Negócios Estrangeiros: www.portalconsular.mre.gov.br/antes/ggrv .
Um estrangeiro que queira morar no Brasil tem várias maneiras de conseguir um visto permanente, o que o deixa em situação legal no país. Uma é ao se casar ou provar relação estável (morar junto) com um brasileiro ou uma brasileira. Relações homo-afetivas também são aceitas.