Países envolvidos. Como mencionado no texto, os dois grupos que lutaram entre si na Primeira Guerra Mundial ficaram conhecidos como Tríplice Aliança (as principais forças eram a Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália) e Tríplice Entente (as principais forças eram a Rússia, Grã-Bretanha e França).
Resposta. Resposta: Os alemães, temerosos de alguma retaliação francesa e a fim de manter as fronteiras que haviam adquiridos, desenvolveram uma política externa de alianças, os principais países que se tornaram aliados da Alemanha foram o Império Austro-húngaro e a Itália, juntos formaram a Tríplice Aliança.
Política de alianças foi um período anterior a primeira guerra mundial, onde vários países europeus passaram a fazer acordos políticos e militares. Com o início do conflito, as alianças firmadas formaram os dois lados em conflito, a tríplice Entente e a tríplice Aliança.
O estopim para o conflito foi o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro Francisco Fernando, que trouxe as nações para a guerra por conta de tratados de amizade e defesa.
A Aliança franco-russa é um pacto de amizade firmado entre a França e a Rússia, no final do século XIX, para defender a causa da Sérvia, apoiada pelo Montenegro, contra a pretensão do Império Austro-Húngaro relativamente ao território da Bósnia-Herzegovina também disputado pelos sérvios.
Tríplice Entente (1907-1917) O seu objetivo principal era formar um cordão de isolamento e contenção do Império Alemão (II Reich, 1871-1918) e seus aliados (O Império Austro-húngaro e o Império Otomano).
A Tríplice Entente foi uma aliança formada pela Inglaterra, Rússia e França a fim de resistir e contestar a Tríplice Aliança. Surgiu no início do século XX, em 1907.
Tríplice Entente
Resposta. Explicação: Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.
Daí a formação, em 1904, da “Entente”entre os dois países, aos quais logo se juntaria o Império Russo.
O fato que declarou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. Explicação: O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia. O assassino foi um estudante nacionalista sérvio.
Impérios Centrais: Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária. Aliados: Sérvia, Rússia, França, Bélgica, Grã-Bretanha, Japão, Itália, Romênia, EUA, Brasil etc.