Guerras Púnicas é o nome dado a três guerras travadas entre Cartago – cidade localizada no norte da África e Roma, entre os anos 264 a.C e 146 a.C.. Cartago detinha o monopólio comercial marítimo, enquanto Roma almejava o expansionismo. Ambas lutaram pelo domínio da região do Mar Mediterrâneo.
264 a.C. – 241 a.C.
Em 241 a.C. a Primeira Guerra Púnica chegou ao fim com a rendição imposta pelos romanos aos cartagineses. Roma conseguiu estruturar sua frota marítima e superar Cartago também nos mares. O resultado foi a declaração de Cartago aceitando o domínio romano sobre a Sicília e mais uma série de punições sofridas.
Guerras Púnicas
Entre os séculos 3 e 2 a.C., Roma e Cartago, grandes potências da época, se enfrentaram na região do mar Mediterrâneo. Tais conflitos, divididos em três períodos, ficaram conhecidos como Guerras Púnicas, pois os romanos chamavam os cartagineses de Poeni, quer dizer, "fenícios".
Os cartagineses foram um povo de origem fenícia cuja cultura era rica e viviam sob o governo de um senado, tal como ocorria com os romanos.
Conflitos territoriais entre Roma, Cártago e gregos. Foram favoráveis a expansão romana, uma vez que abriram precedentes para o domínio romano sobre a região da Grécia.
O principal motivo foi a tentativa de controle romano sobre o Sul da Itália e a chegada romana à Sicília, que provocaram profundas desavenças com Cartago ( a qual era uma colônia fenícia antiga localizada ao norte da África).
Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do cristianismo.
em fenício significa ¨ cidade nova ¨. manidade¨ pela UNESCO.
Cartago foi fundada pelos fenícios por volta de 800 a.C. ... Cartago foi derrotada por Roma após uma série de guerras que receberam o nome de Guerras Púnicas, devido ao nome pelo qual os romanos chamavam os fenícios, poeni. Na Primeira Guerra Púnica, entre 264 a.C. e 241 a.C., Cartago perdeu a ilha da Sicília.
As forças armadas cartaginesas eram uma força armada combinada, composta de infantaria leve e pesada, maquinas de cerco, escaramuçadores, cavalaria leve e pesada, bem como elefantes de guerra e carros (bigas...). O exército de Cartago lutou contra os gregos pelo controle da ilha da Sicília.
Resposta: Cartagineses era um povo de origem fenícia, culturalmente rico.. ... Os cartagineses foram importantes na trajetória histórica romana,porque foi a primeira grande potência rival dos romanos, sendo que o vencedor dessa disputa controlaria o mediterrâneo.
norte da África
Tunísia
146 aC
Cartago foi uma grande cidade da Antigüidade, na costa setentrional da África, próxima à atual Tunísia. Dido foi a lendária rainha fundadora de Cartago, criada pelos fenícios, provavelmente, no final do século IX a.C.,como entreposto comercial.
Foi fundada por colonizadores fenícios oriundos de Tiro (antes da data tradicional de 814 a.C.) Cartago tornou-se, dentro de pouco tempo, a capital de uma república marítima muito poderosa, que substituiu Tiro no Ocidente, criou colônias na Sicília, na Sardenha, na Península Ibérica, enviou navegadores ao Atlântico ...
Aníbal Barca (247 a.C.-183 a.C.), conhecido também apenas por Aníbal, foi um general e estadista cartaginês.
Hannibal Barca aprendeu a liderar pela frente. As Guerras Púnicas foram a evidência mais importante de suas qualidades de liderança, e o exemplo mais famoso de sua excelência militar foi na Batalha de Canas.