Sem o TikTok, será o Snapchat o novo queridinho da geração Z nos EUA? Exame.
Baby Boomers – nascidos entre 1944 e 1964; Geração X – nascidos entre 1965 e 1979; Millennials (Geração Y) – nascidos entre 1980 e 1994; Geração Z – nascidos entre 1995 e 2015.
A geração Alpha é composta por crianças que desde muito pequenas, estão inseridas em um cotidiano rodeado pela tecnologia. Em pleno desenvolvimento, é precoce afirmar o que pensam, mas a tendência indica que sejam muito mais independentes que suas antecessoras, e com habilidade de adaptação a novas tecnologias.
O modo pelo qual os indivíduos se comportam em relação ao processo de decisão de compra de produtos e serviços vem sofrendo evolução, uma vez que é reflexo dos ambientes sociodemográfico, sociocultural, político-legal, econômico e tecnológico nos quais esses indivíduos estão inseridos.
Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.
geração Z
Segundo as previsões, a Geração Z, que agrupa os nascidos entre 1995 e 2010, irá se tornar o maior grupo populacional do planeta em 2019. Em 2020, eles ocuparão mais de 20% dos postos de trabalho, demandando mudanças contundentes tanto nas estruturas e nos processos corporativos quanto nas relações profissionais.
Como lidar com a geração Z no trabalho? Dicas simples e eficazes!
5 dicas de como liderar a geração Z
Por essas razões, esses jovens combinaram engajamento e busca por inovação da geração Y com uma forma mais pragmática de encarar a vida profissional. A geração Z no mercado de trabalho valoriza a segurança financeira e podemos dizer que são mais responsáveis do que a geração anterior.
O sociólogo australiano Mark McCrindle criou o termo Geração Alpha para denominar as crianças nascidas a partir de 2010. O principal diferencial dessas pessoas é o fato de viverem 100% conectadas, pois já estão acostumadas com as telas para aprender, buscar informações e para se entreter.
Depois do reinado dos millennials e da geração Z, agora é a vez da geração Alfa. O termo corresponde às crianças nascidas a partir de 2010 - portanto, com até 9 anos de idade -, que já nasceram digitais e têm uma conexão profunda com a tecnologia.
As crianças nascidas a partir de 2010 formam a mais nova geração, chamada Geração Alpha. São os filhos da geração Millennial: já pertencem a um mundo tecnológico e conectado desde os primeiros meses de vida, sendo conhecidos como nativos digitais.
Como lidar com a geração alpha
De 1997 a 2010, foi a vez da geração Z, muito familiarizada com as tecnologias móveis. Agora, vem a geração alpha – formada pelos filhos dos millennials, que pertencem a um mundo tecnológico e conectado desde os primeiros meses de vida.
Essa geração inclui aqueles que nasceram no início de 1960 até o início dos anos 80. É um grupo identificado como jovem, mas sem uma identidade aparente. Este grupo enfrentaria um mal incerto, um futuro aparentemente hostil.
As características da geração Desta forma, as principais características da geração dos Baby Boomers têm a ver com a valorização do trabalho e a dedicação à família, além da busca por melhores condições de vida e bem estar, talvez porque a Guerra tenha tirado tudo isso da geração de seus pais, por exemplo.
O que é a Geração Alpha? Alpha é um termo usado pelo australiano Mark McCrindle, para designar a nova geração de crianças nascidas a partir de 2010. Esta geração, de acordo com o sociólogo, é determinada por pessoas muito mais independentes e com um potencial muito maior de resolver problemas do que seus pais e avós.
Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos. Nos últimos anos, com avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu para 10 anos.