Quem O Querelado Na Aço Penal Privada?

Quem o querelado na aço penal privada

Nos crimes de ação penal pública incondicionada o inquérito policial poderá ser instaurado por: Portaria (de ofício), requisição da autoridade judiciaria ou do Ministério Público, requerimento da vítima ou de seu representante legal e pelo auto de prisão em flagrante.

Organização criminosa relativa a crimes de ação penal pública condicionada à representação ou ação penal privada

Na primeira, o Estado perde a possibilidade de impor uma sanção penal. O órgão acusador, em decorrência dela, perde o interesse de agir. Pode se dar antes do oferecimento da denúncia/queixa ou durante o processo, até o trânsito em julgado da sentença penal. 

Já na prescrição da pretensão executória, ela se dá em relação ao cumprimento da pena imposta. Já existe a condenação transitada em julgada, contudo, pela demora no início da execução da pena, ocorre a prescrição. 

Além do prazo de decadência e de aditamento, é preciso que a parte querelada esteja atenta às circunstâncias em que se dá a perempção da ação. No Art. 60 do CPP tem-se que a ação será considerada perempta quando:

Termos do Dicionário Jurídico


		Termos do Dicionário Jurídico

Instaura-se formalmente o inquérito de ofício, por portaria da autoridade policial, pela lavratura de flagrante, mediante representação do ofendido ou requisição do juiz ou do Ministério Público, devendo todas as peças do inquérito ser, num só processado, reduzidas a escrito ou datilografadas.

Por decorrência lógica, é claro que não é necessário desperdiçar tinta em relação à pena de detenção ou de reclusão. É importante deixar claro, porém, que nenhuma pena pecuniária de natureza criminal – multa ou prestação pecuniária – persiste à morte do agente. 

A queixa crime deverá conter a classificação jurídica do fato criminoso. A correta classificação jurídica do fato criminoso não é um requisito necessário, uma vez que não vincula o juiz.

Inscrições Abertas até 14/12/2023: Juiz – TJ/SC

Enquanto a anistia se refere a fatos, o indulto se dirige a indivíduos determinados ou não com condenação transitada em julgado, podendo ser coletivo ou individual – este, anteriormente denominado de graça (como ainda trazido no Código Penal). 

É o caso, por exemplo, de softwares jurídicos, como o Projuris. Por meio do Projuris ADV o advogado tem acesso a uma calculadora de prazos e pode, ainda, automatizar o recebimento de lembretes sempre que a data máxima estiver se aproximando. 

O MELHOR VADE MECUM DO BRASIL:

O MELHOR VADE MECUM DO BRASIL:

Diferente da ação penal pública que deve ser proposta pelo Ministério Público (legitimidade ativa), a ação penal privada é promovida pelo ofendido ou por seu representante legal. 

Portanto, uma vez que se tem interesse em apresentar testemunhas, é importante que elas estejam listadas ao final da queixa. Assim como ocorreu na apresentação das partes, também as testemunhas deverão ser identificadas por meio de seus dados pessoais.

Modelos de Queixa Crime

A ação penal privada é iniciada sempre através da queixa, que não se confunde com a notitia criminis (notícia crime) realizada pela polícia e que as pessoas vulgarmente chamam de "queixa".

Para seguir aprendendo sobre os prazos processuais para extinção da ação, confira nosso conteúdo sobre decadência e prescrição

Para que serve a extinção da punibilidade?

O art. 60 do Código de Processo Penal traz as hipóteses de reconhecimento da perempção, traduzindo a todas elas a presunção de que o querelante (titular da ação penal privada) não possui mais o real interesse em ver o querelado condenado, evidenciado pela inércia ou pela negligência. Ocorre no curso do processo.

Assim sendo, cabe ao procurador, a partir do relato e das provas apresentadas pelo querelante, realizar um relato suscinto e cronológico dos fatos que caracterizam o crime em questão. 

O segundo ponto de atenção para os advogados está diretamente relacionado ao princípio da indivisibilidade, segundo o qual, uma vez que se apresenta queixa, se renuncia ou se perdoa um dos autores do crime, esta ação se estenderá a todos os demais. 

Perdão

O exercício do direito de punir no âmbito da execução é que deixa de existir. Os demais efeitos da pena condenatória são produzidos. Compete ao Presidente da República, na forma do art. 84, XII e parágrafo único da Constituição Federal, a concessão do indulto. 

Na hipótese do ofendido, intencionalmente, deixar de incluir algum dos envolvidos na queixa, estará RENUNCIANDO ao direito em favor dos não processados.

Principais tópicos


				Principais tópicos

Alguns doutrinadores criticam os termos "ação pública" e "ação privada", ao fundamento de que toda ação penal é pública, uma vez que objetiva incitar o Estado a exercer sua função de punir, que é pública.

A suspensão condicional do processo, prevista no art. 89 da Lei 9.099, impõe um período de prova ao denunciado que, uma vez transcorrido com o cumprimento de condições impostas pelo Ministério Público e homologadas pela Autoridade Judiciária, ao seu final importará na extinção da punibilidade. 

No caso concreto, deveria o Querelado ter procurado as vias judiciais para solucionar a sua pretensão, qual seja, receber a quantia de R$ 1.000,00 (mil) reais referente à compra de uma televisão realizada pelo Querelante, não estando autorizado, entretanto, a ingressar no domicílio objetivando pegar a referida televisão.

Quando se trata de ação penal privada a autoridade policial pode tomar a iniciativa para instauração do inquérito policial se tiver presenciado o crime?

Quando se trata de ação penal privada, a autoridade policial pode tomar a iniciativa para instauração do inquérito policial se tiver presenciado o crime. ... O inquérito policial tem natureza de peça informativa, de cunho inquisitivo, e contém o resultado das investigações, para a formação da opinio delicti.

Quais as formas de instauração de inquérito policial?

Instaura-se formalmente o inquérito de ofício, por portaria da autoridade policial, pela lavratura de flagrante, mediante representação do ofendido ou requisição do juiz ou do Ministério Público, devendo todas as peças do inquérito ser, num só processado, reduzidas a escrito ou datilografadas.