Sua matriz e geradora, a TV Tupi de São Paulo, inaugurada em 18 de setembro de 1950 pelo jornalista Assis Chateaubriand, foi a primeira emissora de TV a operar no país. Pertencia aos Diários Associados, que na época, detendo vários jornais e rádios, era um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil.
18 de julho de 1980
Simonsen comprou a parte de Vitor Costa na TV Excelsior e se juntou a Scantimburgo, Moura e o deputado federal Ortiz Monteiro para comandar o novo canal. A concessão foi adquirida por Cr$ 80 milhões (oitenta milhões de cruzeiros), valor extremamente elevado para época.
A TV Tupi teve a concessão cassada pelo governo militar em julho de 1980. Os motivos variaram para cada uma das afiliadas, mas foram apontados problemas financeiros e administrativos, e dívidas com a Previdência Social, como justificativas principais.
18 de setembro em 1950
de 1925
O primeiro sistema semimecânico de televisor analógico foi demonstrado por John Logie Baird, em 26 de Janeiro de 1926, em Londres, e dois anos depois, em fevereiro de 1928, imagens em movimento foram transmitidas por Baird de Londres para Nova Iorque.