A precessão dos equinócios é um dos vários movimentos realizados pela Terra e corresponde ao deslocamento circular efetuado pelo planeta em torno do eixo de sua eclíptica. Por analogia, compara-se esse movimento ao giro de um peão desequilibrado ou levemente inclinado.
O que é rotação e translação?
O planeta Terra faz um movimento contínuo de Rotação, no qual ela gira em torno do seu próprio eixo. ... Esse movimento é importantíssimo, pois ele determina a sucessão dos dias e das noites. O outro movimento constante da Terra é o de Translação, com uma orbita elíptica da terra ao redor do Sol, e que dura 'um ano'.
O planeta Terra gira em torno dele mesmo, é o que a gente chama de rotação. Conforme a gente vai girando com a Terra, chega uma hora que ele fica do outro lado do planeta e aí onde nós estamos, no lado oposto, fica escuro – é a noite. Você pode ver como é que isso funciona de um jeito bem fácil.
O principal astro candidato a ser observado durante o dia é o planeta Vênus (estrela d'Alva). Por seu tamanho, proximidade ao Sol e à Terra, Vênus é o astro mais brilhante que vemos no céu depois do Sol e da Lua,. ... No passado, o Homem pode ver durante muitos dias, uma estrela durante o dia.
Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno também são visíveis a olho nu (Urano também é visível sob condições espetaculares de observação como um ponto de brilho fraco).
Ora, a resposta óbvia seria: "À noite, a nossa estrela, o Sol, está iluminando uma parte do nosso planeta, deixando a outra parte sem a claridade do dia". ... À noite, vemos apenas um bocado de pontos brilhantes (estrelas distantes e planetas) e a nossa Lua iluminando o céu, com a maior parte ficando na escuridão.
Ao olhar para o céu, vemos o passado de objetos distantes porque a luz pode levar até milhões de anos para sair de um corpo celeste e chegar à Terra. Só podemos enxergar os objetos que nos cercam porque eles estão emitindo ou refletindo luz, que, ao atingir nossos olhos, proporciona a formação nítida de imagens.
O que são astros iluminados A luz emitida por astros luminosos como o Sol atinge objetos a seu alcance, e esses objetos podem refletir essa luz, tornando-se brilhantes e, portanto, visíveis a distância. ... Apesar de não emitir luz própria, nosso vizinho é um dos objetos mais brilhantes no céu por causa de sua atmosfera.
Estrelas. Explicação: As estrelas ficam tão longe da Terra que as luzes emitidas por elas chegam como pontos luminosos que "piscam". ... A estrela mais brilhante do céu é o Sol, e todos vocês já sabem disso.