Tão pequenina que até causa dó! Nuvens que venham, nuvens e asas, Não param nunca nem um segundo…
Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). ... Observe que o verso é o nome dado a uma linha da poesia, sendo o conjunto deles, denominado de estrofe.
Os versos livres são versos que não possuem métrica, são versos introduzidos pelo modernismo e não se baseiam em critérios predefinidos, mas em decisões que o poeta toma intuitivamente ou em normas por ele criadas. Um exemplo é "Na Rua do Sabão" de Manuel Bandeira ou "Um boi vê os homens" de Carlos Drummond de Andrade.
Também conhecidos como versos irregulares, os versos livres são aqueles que não apresentam um padrão definido de métrica, não obedecendo, portanto, à formas fixas, apresentando-se de forma oposta aos versos regulares.
Escrevendo um poema em verso livre. Escolha um assunto ou tema. Dá para escrever, por exemplo, sobre o seu irmão mais novo ou um animal de estimação. Se preferir, pode contar como foi o seu último aniversário ou falar de um tema mais abrangente como amor, raiva ou tristeza.