Faces laterais: Polígonos situados “nas laterais” do prisma, isto é, polígonos que não são as bases. No exemplo acima, todos os quadriláteros. Arestas da base: São as arestas ligadas às bases desse prisma.
Cubo é uma figura geométrica espacial caracterizado como poliedro. É formado por 12 arestas congruentes, 6 faces quadrangulares e 8 vértices. A geometria espacial é responsável pelo estudo de diversas formas geométricas.
A base do cubo é a face do cubo que fica para baixo. A área da base do cubo corresponde a medida de uma de suas bases. Como o cubo também é um prisma, ele possui duas bases, a face de baixo e a de cima.
A área lateral (Al) corresponde a soma das áreas dos quatro quadrados que formam esse poliedro regular. Obs: as arestas do cubo também são chamadas de lados. As diagonais dessa figura são segmentos de reta entre dois vértices, sendo calculada pela fórmula: d = a√3.
Relação de Euler
Um cubo formado por arestas medindo 1 decímetro (dm) cada, possui capacidade de 1 litro, pois: V = 1dm * 1dm * 1dm = 1dm³ = 1 litro. Um cubo formado por arestas medindo 1 centímetro (cm) cada, possui capacidade de 1 ml, pois: V = 1cm * 1cm * 1cm = 1cm³ = 1 ml.
400000 cm³
Resposta. a = 4. Medida da aresta é de 4 cm.
Um cubo é formado por 6 lados, onde cada lado é um quadrado (imagine um dado D6). Resposta: A área total de um cubo de 5cm de lado é 150cm².
Considere o cubo cujas arestas medem 2 m. Calcule o volume desse cubo. Para calcular o volume desse cubo podemos utilizar a expressão V = a3, em que a mede 2 m. Logo, temos: V = (2 m)3 = (2)3 ⋅ (m)3 = 8 m3.
Cubo. Um cubo cuja aresta mede uma unidade de comprimento chama-se cubo unitário; por definição seu volume é 1. Se n é um número inteiro, um cubo C cuja aresta mede n unidades de comprimento pode ser decomposto em n³ cubos unitários justapostos, logo o volume de C é n³.