Max Weber
Considerado pai da Sociologia Crítica no Brasil, Florestan Fernandes (1920-1995) deu grande contribuição para a interpretação da realidade política e social do Brasil. Seus estudos se debruçaram sobre os antagonismos e disparidades presentes na sociedade brasileira como questões de classe e raça.
Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da Sociologia Moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa.
Augusto Comte
O sociólogo Émile Durkheim foi considerado o pai da Sociologia moderna.
Tales de Mileto
A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.
Ele foi o primeiro Filósofo a questionar e buscar o porque da origem das coisas, e dessa forma tirando as pessoas "do mundo que no pensamento delas era real" e então buscando a VERDADE, e também fazendo-as sempre questionar sobre a origem de tudo. Ele também colocava o homem como centro de tudo "Antropocentrismo".
Sócrates é considerado o patrono da Filosofia por conta de sua grande dedicação ao pensamento filosófico sem nenhum outro interesse. Ele amava a Filosofia e por isso merecidamente é o patrono da Filosofia.
ele foi um dos mais famosos e grandioso filosófico, a forma de filosofia dele era oriental, buscando mais a sabedoria e o conhecimento do intelecto e faculdades da mente, ao envés do conhecimento popular.
Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.
Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica. O objetivo desse trabalho é comparar duas formas diferentes de explicar a origem das idéias . ... Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas.
O governo deve ser regido por pessoas sabias, que para ele eram os filósofos, para que o bem comum seja atingido. Dessa maneira, o governo seria justo e conseguiria o apoio das pessoas, não a partir da força, mas através da razão.
Muitas das ideias de Aristóteles são um casamento entre as de Sócrates e Platão. ... A principal diferença entre Platão e Aristóteles encontra-se em suas crenças sobre o que era mais autêntico sobre a existência. Platão acreditava que a realidade última não está presente em experiências cotidianas.
Diferentemente de Platão, Aristóteles pensa a política de modo mais real. Aristóteles concebia o homem enquanto um animal político, sendo que a política estava em sua natureza. Para este, a política era uma das maneiras de analisar qual o melhor forma de administração da cidade-estado.
Sócrates, Platão e Aristóteles se relacionam, pessoalmente, como professores e alunos (ou mestres e discípulos). Para lembrar basta usar a sigla SPA: Sócrates foi mestre de Platão, que estabeleceu a Academia e foi mestre de Aristóteles.
Suas diferenças nos aspectos filosóficos estava na busca pelas respostas, onde um lidava com a maiêutica e o outro entendia a perfeição como parte do mundo das ideias. Platão contribuiu para a ciência e a filosofia sendo um dos grandes pensadores clássicos a existirem.
A relação entre os dois é que primeiro ambos foram filósofos da antiguidade grega super importantes para a criação de ideologias que são utilizadas até os dias atuais. Outro fator é que Sócrates foi tutor de Platão, ou seja, isso quer dizer que o último foi discípulo do primeiro.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.
1 - A Pré-existência da Alma. 2 - Pluralidade das existências. 3 - A possibilidade de comunicação entre o mundo espiritual e material.
Ambos acreditavam falar em nome de algo que era maior do que eles mesmos. Não abriam mão de seus princípios morais, questionaram o poder vigente na época e a aceitação pacífica das injustiças. De certa forma, no processo de acusação, ambos poderiam ter pedido clemência e, com isso, ter salvo suas vidas.
Ele não era ateu mas afirmava que acreditava em uma divindade particular, filha dos deuses tradicionais que ele chamava daimonion que era um ser inferior aos deuses mas superior aos homens. ... Esse princípio divino pode trazer aos homens o supremo bem que é a virtude. A religião pra Sócrates é a sua filosofia.
Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles). Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, “fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra”.
Sophroniscus
Sócrates defendia que nós sempre estamos em uma busca inalcançável pela verdade , de maneira que , diferente do que acreditavam os sofistas , nós não somos detentores de fato do conhecimento , sempre estamos em busca pela verdade .
Descobriu que o professor apenas repetia o que haviam ensinado para ele, e que nada havia descoberto ou aprendido por conta própria. Eles apenas repetiam, e nem mesmo sabiam se quem tinha ensinado aquilo para eles sabiam mesmo ou só tinham inventado.
Sob o seu manto, em 399 a.C., há cerca de 2.
O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... Tal técnica deve seu nome "socrático" a Sócrates, o filósofo grego do século V a.C., que teria sido o primeiro a utilizá-la.
Sócrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude. A virtude adquiri-se com a sabedoria ou, antes, com ela se identifica.