Cesare Lombroso
Em 1868 com a publicação do livro Psychologie Naturelle, o medico francês Prosper Despine, criador da psicologia criminal, apresenta estudos de graves criminosos da época. ... Dividiu o material em grupos de acordo com o motivo que desencadearam os crimes e investigou também as características psicológicas de cada um.
Em seu estudo, Despine concluiu que os delinquentes não apresentavam qualquer tipo de enfermidade física ou mental. Para ele, os delinquentes, geralmente, agiam motivados pelo ódio, vingança, avareza, aversão ao trabalho, dentre outras características (LEAL, 2008).
Gestos faciais e corporais podem descrever os estímulos inconscientes que levam o indivíduo a cometer qualquer delito e propõem a compreensão do crime e da violência como uma multiplicidade de prazer, afirmam alguns psiquiatras. Os estudiosos do cérebro explicam: a agressão vem da nossa natureza animal.
Brito (2012), em seus estudos, destaca a importância de o psicólogo com- preender que, mesmo estando enquadrado como analista judiciário, continua respondendo, atuando e assinando documentos como psicólogo; portanto, deve seguir o código de ética da sua profissão.
"No Brasil, o uso de testes psicológicos constitui função privativa do psicólogo, conforme dispõe o Art. 13 da lei 4.
Na conclusão do Laudo Psicológico se expõe o resultado a respeito da investigação com base nos referenciais utilizados no processo avaliativo. Ainda nesse item, colocam-se as propostas e planos de trabalhos sugeridos como resultado do processo da avaliação psicológica.
11 O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo.
O laudo é proveniente de uma avaliação psicológica. Enquanto o relatório é um documento derivado do atendimento psicológico e, portanto, não tem como fim apresentar um diagnóstico.
Encaminho o(a) paciente [nome completo] que informa/apresenta [os seguintes dados subjetivos e objetivos mais relevantes ao motivo do encaminhamento, em especial descreva os sinais de alerta e as condições especiais, quando houver] para avaliação. À disposição para qualquer esclarecimento.
Para uma devolutiva solicitada por escolas, o psicólogo deve se referir exclusivamente às questões levantadas na demanda inicial, "em linguagem acessível a quem vai receber o resultado e tomando as devidas precauções que não invadam a intimidade do caso por questões que não se relacionam ao campo pedagógico".
Como avaliar um candidato de emprego: 10 dicas para um processo bem-sucedido
Ao avaliar candidatos em processos seletivos, é interessante aplicar pequenos testes de psicometria. Esse tipo de prova consiste em algumas tarefas de avaliação de capacidades mentais, como memória, desempenho geral, nível de concentração, raciocínio lógico-matemático, entre outras.
Laudo social
Fávero (2004) afirma que o Estudo Social é um instrumento de competência do Assistente Social. Sua finalidade é conhecer e interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional, ou seja, a expressão da questão social ou o acontecimento ou situação que dá motivo a intervenção.
O estudo psicossocial realiza-se com o objetivo principal de assessorar os magistrados, fornecendo-lhes um relatório com informações que poderão lhe propiciar um entendimento mais amplo da situação na qual as pessoas e, principalmente, as crianças vítimas de abuso sexual estão envolvidas.
A lei não é aplicada aos casos onde já há outra modalidade de guarda estabelecida, em geral, a unilateral. Mas segundo especialista, nos casos onde já há outro modelo de guarda estabelecido é possível requerer a alteração para guarda compartilhada através de ação judicial.