Os direitos sociais estão prescritos no artigo 6º da Constituição, que prescreve os direitos do cidadão à educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade, infância e também à assistência aos desamparados.
Podemos ainda classificar os direitos do cidadão (T.H. Marshall, 1950) como sendo de natureza civil, ou seja, aqueles inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; o direito à propriedade e à justiça....Exemplos de direitos:
A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. ... Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
Em outras palavras, é a cidadania que constitui a distinção entre o público e o privado. Pois a cidadania é o princípio da liberdade participativa, base da vida política, enquanto lugar em que o homem exerce seu autogoverno, e que lhe traça, simultaneamente, o espaço do não político.
Cidadania também é interpretado como a condição de uma pessoa como membro de um Estado-Nação. ... Assim, a cidadania brasileira, por exemplo, está relacionada com o indivíduo que está ligado aos direitos e deveres que estão definidos na Constituição do Brasil.
Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. ... Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
Ser cidadão é compor-se a uma sociedade. ... A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Cidadão é a pessoa física, nacional (nata ou naturalizada), no pleno exercício dos direitos políticos. ... É o título de eleitor que dá ao nacional (nato ou naturalizado) a condição de cidadão brasileiro, possibilitando a este o exercício de alguns direitos políticos previstos no ordenamento jurídico.
7 Maneiras de exercer cidadania
Resposta. O principal é, acima de tudo, buscar uma sociedade melhor para todos afim de q exista mais liberdade, justiça e solidariedade. Entenda e participe ativamente da vida e do governo do seu povo. Exerça seus direitos, cumpra seus deveres e lute por um pais melhor para todos os brasileiros.
Pequenas atitudes são importantes para o planeta e permitem que sua cidadania se expresse de modo consciente. Para isso, cada indivíduo deve avaliar o conjunto de seus comportamentos e as possíveis consequências que eles provocam na sociedade e no meio ambiente, optando sempre por escolhas menos agressivas.
Além de inserir práticas cidadãs em todo o contexto da comunidade escolar, existem maneiras de ensinar a cidadania para os alunos de forma mais ativa: através de atividades em sala de aula. Cada professor, ao preparar suas aulas, deve ter isso em mente e encaixar as práticas cidadãs no contexto de sua disciplina.
Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos dá uma boa indicação sobre quais valores podem ser trabalhados para a formação da cidadania. Quarta – Respeito, autoridade, admiração, cooperação, se constroem nas relações cotidianas. Ilustração-interseccionalidade das dimensões. Elaborada pela autora.
Cidadania na escola: como incentivar e colocar em prática!
A cidadania é importante para o funcionamento do Estado, uma vez que envolve a consciência sobre o direito de ir e vir, de zelar pelo espaço em que se vive, de exercer o voto e de ter acesso à educação, por exemplo.
A educação contribui para formação da cidadania ativa, pois os seres humanos quando recebem educação estão aptos a exercer a cidadania ativa. Por meio da educação a pessoa pode conhecer todos os seus direitos e ainda por meio da educação pode exercer os seus deveres enquanto cidadão.
Cidadania é o conjunto dos direitos e deveres de um indivíduo. É o que torna a pessoa um cidadão ou integrante pleno de um Estado (país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado). ... Entretanto, o exercício da cidadania também pressupõe o cumprimento de deveres.