Quem O Morfeu Na Mitologia Grega?

Quem o Morfeu na mitologia grega

De acordo com a mitologia grega, Morfeu era o deus dos sonhos. Entre suas habilidades, ele era capaz de dar formas às imagens do sonho, talento que também utilizava para dar qualquer forma a si mesmo.

Assim como a história de vários outros deuses gregos, a história de Morpheus também está representada na obra de metamorfoses de Ovídio, o poeta grego que o descreve como um deus muito bom em imitar a figura humana em suas aparições.

Quem é morfeu?

Mas seus irmãos não foram deixados de fora, Ícelo também conhecido como Fobetor o portador de pesadelos que tinha a habilidade de assumir a forma de monstros e animais e Fântaso tinha habilidade de assumir a forma de seres estranho, inanimados e surreais, como portas e estátuas.

Para aqueles que desejam receber a proteção e orientação de Morfeu em seus próprios sonhos, existem algumas práticas que podem ser adotadas. Uma delas é manter um diário dos sonhos, registrando detalhes e emoções após acordar. Além disso, antes de dormir, é possível fazer uma pequena prece a Morfeu, pedindo sua presença e sabedoria durante a noite.

Por causa da responsabilidade de induzir sonhos nos mortais, o deus era um dos mais ocupados de todo o Panteão. Ele utilizava suas grandes asas para viajar com felicidade, mas nem sempre agravada os deuses.

Morfeu

Morfeu

Outra curiosidade de Morpheu é que na língua portuguesa a partir de seu nome é que vem a palavra morfina, que é aquele analgésico que se usa em hospitais para diminuir dores e provocar o sono.

Ele era representado como um ser metamorfo, ou seja, que possuía a capacidade de assumir a formas de diversas pessoas diferentes e também um ser alado, pois era retratado como um ser asas grandes , algumas referências dizem que por ele ter tamanhas asas, era capaz de voar pelo mundo inteiro em imensa velocidade.

Morfeu encarregava-se de induzir os sonhos a quem dormia e de adotar uma aparência humana para aparecer neles, especialmente igual aos entes queridos, permitindo aos mortais fugir por um momento do olhar dos deuses.

Lendas de Morfeu

Morfeu em grego significa "a forma", que neste caso indica a sua habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo.

Vamos conhecer Morpheus, que segundo a mitologia grega e o deus dos sonhos, filho de Hipnos, deus do sono com Pasífae, deusa da alucinação o que explica as diretrizes de suas habilidades.

Origem de Morpheus

Origem de Morpheus

Imagens: Glogster, Psychics, PubHist, Greek Legends and Myths

O nome do deus também originou a raiz etimológica de várias palavras em português e outras línguas ao redor do mundo. Palavras como morfologia, metamorfose ou morfina, por exemplo, têm origem em Morfeu.

Segundo a genealogia da mitologia grega, Caos gerou os filhos Érebo, deus da escuridão, e Nix, deusa da noite. Esses, por sua vez, geraram Tânatos, deus da morte, e Hipnos, deus do sono.

Morfeu na mitologia

Morfeu, de acordo com a mitologia grega, era um dos filhos do deus do sono, Hipnos e representava a personificação dos sonhos, sendo assim, o deus do sonho.

Morfeus dorme em uma cama de ébano em uma gruta pouco iluminada, rodeado de flores de dormideira, que contêm alcaloides de efeitos sedantes e narcóticos, enquanto seus irmãos Fobertor (Ícelo) e Fântaso são responsáveis pelos sonhos dos animais e os objetos inanimados que apareciam nos sonhos. Morfeus só se ocupa dos elementos humanos.

Morfeu, ou em grego, Morphéus,  significa “moldador” “forma”. Desse modo, a mitologia conta que o deus era um ser alado e metamorfo, ou seja, que conseguia assumir qualquer forma. Morfeu tinha grandes asas rápidas, que batiam sem fazer barulho, o permitindo viajar por toda Terra. Como um ser metamorfo, ele invadia os sonhos das pessoas assumindo a forma que desejava.

Fan Feed

Apesar de ter várias formas, a mitologia descreve Morfeu como uma criatura naturalmente alada. Sua capacidade de transformação está descrita já em seu nome, uma vez que a palavra morphe, em grego, significa moldador ou construtor de formas.

[…] Nix e Hemera trazem a representação de um certo equilíbrio na árvore genealógica dos deuses, pois os pais de Hemera representam o escuro, as trevas e a noite, enquanto a filha representa o […]

Morfeu é considerado o mestre dos sonhos, capaz de entrar nos pensamentos e desejos mais profundos das pessoas enquanto dormem. Ele tem a capacidade de alterar a forma e o conteúdo dos sonhos, criando imagens vívidas e surreais. Além disso, Morfeu pode se comunicar com os mortais através dos sonhos, transmitindo mensagens importantes ou premonições.

Outras postagens

Encarregava-se de induzir os sonhos a quem dormia e de adotar uma aparência humana para aparecer neles, especialmente igual aos entes queridos, permitindo aos mortais fugir por um momento do olhar dos deuses. Inadvertidamente, Morfeus revelou os segredos aos mortais através de seus sonhos, e por isso foi fulminado por Zeus.

Morfeu, o enigmático deus dos sonhos, tem sua origem na mitologia grega. Filho do deus do sono Hipnos e da deusa da noite Nix, Morfeu é conhecido por sua habilidade única de manipular os sonhos humanos. Seu nome deriva da palavra grega “morphe”, que significa “forma” ou “figura”, uma referência direta à sua capacidade de assumir diferentes formas nos sonhos.

Como se chama o mundo dos sonhos?

Morfeu – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que significa mundo dos sonhos?

Com o advento de novos conhecimentos, principalmente oriundos da Psicanálise (aquela lá do tio Freud), os sonhos passaram a ser entendidos como manifestações de desejos reprimidos de forma inconsciente, tornando-se um elemento muito importante para entender conflitos dos clientes em análise. ...

O que é o sonho cientificamente falando?

Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. ... Para a psicanálise, conforme Freud, sonho é o "espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos".

Quem foi Hipnos?

Hipnos, na Mitologia Grega, era filho da deusa da noite, Nix, e de Érebo, que simbolizava a escuridão primitiva constituída no instante da criação. Ele tinha inúmeros irmãos, dos quais o mais importante era seu gêmeo Tânatos, divindade responsável pela esfera da morte.

Quais são os deuses dos sonhos?

Morfeu Morfeu – deus dos sonhos bons ou abstratos; Ícelo – deus dos pesadelos; Fântaso – criador dos objetos inanimados monstros, quimeras e devaneios que aparecem nos sonhos e ficam na memória; Fantasia – única filha e gêmea de Fântaso, deusa do delírio e da fantasia.

Qual o significado do sonhos?

Segundo a teoria freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas. Outras teorias proeminentes sugerem que os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou simplesmente são um produto da ativação cerebral aleatória.

O que é um sonho segundo a ciência?

Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. ... Para a psicanálise, conforme Freud, sonho é o "espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos".

O que é o sonho biologicamente?

Os sonhos são experiências ancestrais vivenciadas pelo homem desde a mais remota antiguidade. Para o psicólogo Carl Gustav Jung, ex-discípulo de Freud, os sonhos vão além da realização dos desejos humanos reprimidos no inconsciente. ...