Neste último sábado (22) aconteceu o primeiro HLTV Award Show, evento que celebrou os atletas que se destacaram no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) ao longo do ano de 2021 e por lá, foram anunciados os três jogadores que compõem o Top 3 do ranking dos vinte melhores jogadores do mundo em 2021 do portal: NiKo acabou em terceiro lugar, enquanto ZywOo ficou na segunda colocação e para a surpresa de absolutamente ninguém, s1mple foi o primeiro colocado.
Ao longo dos 15 campeonatos que disputaram ao longo do ano, s1mple ajudou a Na’Vi a ter uma caminhada vitoriosa, ficando em segundo lugar apenas em duas ocasiões e não alcançando o pódio em outras três. Além disso, a equipe também foi campeã do Intel Grand Slam Season 3 e do Major de Estocolmo.
Observação: Se seus comentários estão de acordo com as regras e não estão aparecendo, é provável que nosso sistema esteja o confundindo com um spammer. Neste caso, seu comentário será aprovado manualmente. Entre em contato se o problema persistir.
S1mple foi anormal em 2021. Não nos entendam errado, durante toda sua carreira, o ucraniano já demonstrou que era diferenciado, mas neste ano as atuações vieram acompanhadas dos maiores títulos possíveis da modalidade.
Apesar de apenas um brasileiro ter figurado entre os melhores do mundo, esta não é a pior edição do Top 20 do HLTV para a região. Isso porque, durante a edição de 2019, a lista não teve nenhum nome verde e amarelo. Na época, a escalação da FURIA havia acabado de começar sua escalada internacional, enquanto o MIBR passava por dificuldades para desempenhar em seu segundo ano de volta ao competitivo do FPS da Valve.
Os vinte melhores têm sido anunciados diariamente desde o começo de 2022 e, nesta edição da lista, apenas um brasileiro garantiu um lugar entre os atletas de destaque do último ano, sendo esse KSCERATO, da FURIA, que alcançou o 15º lugar, ficando à frente de grandes nomes como EliGE, ropz e Twistzz.
Garantindo o primeiro lugar nos dois anos anteriores, ZywOo não conseguiu superar s1mple em 2021 e, mesmo em um ano não tão favorável para a Vitality, conseguiu se destacar e alcançou a marca de 1.29 de rating e 0.81 de KPR (abates por round). Durante o ano, a equipe francesa alcançou o topo do pódio apenas na Intel Extreme Masters XVI Winter e a segunda colocação na ESL Pro League S14 e BLAST Fall Final - caindo para a Na’Vi na grande final de ambos os torneios.
Alguns anos atrás, no futebol, Neymar ficou em terceiro lugar como melhor do mundo atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Messi. Naquela época, alguns portais de imprensa comentaram que ele era o melhor dentre os humanos. Bem, para NiKo a comparação também é cabível. Indo além e traduzindo para aqueles que acompanham apenas o cenário de CS:GO – no linguajar do grande Gaules – NiKo é o campeão moral. Isso porque o bósnio é um monstro de jogador e fica atrás apenas dos extraterrestres ZywOo e s1mple.
Já NiKo se mostrou novamente um jogador extremamente consistente e que causa grande impacto dentro de jogo. Aparecendo pela sexta vez consecutiva no top 20 do portal, o bósnio foi a peça principal para fazer o ano da G2 Esports render, garantindo o segundo lugar no Major de Estocolmo e também na IEM Cologne. Com um rating de 1.21, o atleta se destacou tendo um impacto dentro de jogo de 1.32 e alcançando a marca de 86.6 de ADR.
Apenas um time conseguiu parar a Natus Vincere em finais disputadas em 2021: Gambit. E as vezes em que isso aconteceu foi graças à performance de um jovem de 20 anos. Sh1ro é talento puro e provavelmente vai alçar voos maiores nos próximos anos, mas seu primeiro ano completo no tier 1 do mundo foi impressionante.
Na lista do Top 20 de 2020, o Brasil conseguiu emplacar três nomes na primeira dezena com a presença de KSCERATO, HEN1 e yuurih - 18º, 16º e 14º respectivamente -, todos representantes da FURIA na época. No ano da explosão da pandemia causada pelo COVID-19, os Panteras colecionaram boas atuações em campeonatos no formato online, levantando títulos em muitos desses, como BLAST Premier: Fall 2020 Showdown e ESL Pro League Season 12 NA, e conseguindo boas colocações naqueles que não ganharam.
Ao lado da Na’Vi, s1mple dominou o último ano. Não existe um jeito mais fácil de falar isso. O awper ucraniano que já era destaque nos anos anteriores e dessa vez garantiu o título de melhor do mundo com algumas estatísticas notáveis sendo seu incrível rating de 1.40 e seu ADR (dano médio por round) de 88.2, além de uma diferença exorbitante de abates e mortes de +1487, saindo de trocas com um abate, assistência, sobrevivendo ou trocando abates em 76% das vezes.
Ainda vale ressaltar que para muitos, NiKo não tem uma equipe que consiga acompanhar seu nível, como aconteceu com s1mple neste ano. Mesmo assim, o nível apresentado pelo jogador da G2 está muito acima da média e é possível falar com tranquilidade que NiKo foi o grande responsável pela equipe chegar na final do PGL Major Stockholm 2021.
Assim, sob o comando do jovem de 21 anos, a Vitality se reergueu para fechar o ano em alta, brincando inclusive com a noção de Last Dance. ZywOo liderou seus companheiros para o título da IEM Winter em novembro e fechou o ano com belos números.
Ao lado de yuurih, kscerato faz uma das melhores e mais temidas duplas do mundo. Entretanto, a falta de títulos de pesos ainda é algo que pesa na balança e para 2022, eles terão a missão de cravar o nome na história do CS:GO brasileiro.
Para o ano de 2022, os brasileiros chegam ao cenário internacional munidos de bons nomes que podem aparecer durante o ano e chamar atenção dos jurados do ranking. Em solo internacional, teremos FURIA com a chegada do awper saffee, GODSENT buscando continuar a boa campanha do segundo semestre do ano passado, 00Nation reformulada com Coldzera, Try e Malbs, o tão esperado Last Dance de Fallen, o MIBR buscando se reerguer e a Sharks tentando abocanhar um lugar entre esses.
O sistema de comentários é uma funcionalidade para integração e discussão entre os leitores do site. Leia as regras abaixo para não ter seu comentário removido nem sua conta banida:
Se uma equipe merece atenção por seus feitos em 2021 é a Natus Vincere, que copou todos os principais torneios do ano. E convenhamos que em uma equipe com o jogador considerado o melhor de todos os tempos é difícil se destacar. Ainda assim, electronic conseguiu acompanhar s1mple e foi fator importante no sucesso da NAVI em 2021.
Apesar do ano da FURIA não ter sido tão bom quanto 2020, a equipe conseguiu manter um bom nível de jogo e se fixar entre as 15 melhores do mundo. Kscerato, um dos pilares do time, teve uma melhora em seu desempenho, numericamente falando. Enquanto ano retrasado ele terminou com 1.14 de rating e 1.02 de impacto, em 2021 estes números foram para 1.17 e 1.15, mostrando seu amadurecimento como jogador além da excepcional habilidade que tem.