Em 25 de janeiro de 1990, aos dezenove anos de idade, Pedro Gil, filho mais velho do cantor com Sandra, sofreu um acidente de carro e ficou em estado de coma. Pedro era baterista do grupo de rock carioca Egotrip, considerado um extraordinário instrumentista.
Gilberto Gil foi casado com Belina, entre 1965 e 1967, com quem teve os filhos Nara Gil e Marília Gil. Entre 1967 e 1968 esteve casado com Nana Caymmi. Entre 1969 e 1980, Gilberto Gil foi casado com Sandra Gadelha mãe de Preta Gil, Pedro Gil e Maria Gil.
26 de junho de 1942 (idade 78 anos)
Claudina Passos Gil Moreira
Salvador, Bahia, Brasil
Os 2 se conheceram na lendária Rua Chile, centro de Salvador, numa tarde qualquer quando Gil descia a rua com o produtor Roberto Santana e este avistou Caetano que vinha subindo e fez as apresentações – e a amizade nascia ali.
A história de Gil e Caetano Veloso se mistura com a história da música brasileira. Além de se influenciarem mutuamente e compartilharem suas trajetórias de vida, compuseram em parceria, gravaram músicas juntos e cantaram canções um do outro. Caetano já conhecia Gil pela TV.