Brama, Brahma ou Bramá é o primeiro deus da Trimúrti, a trindade do hinduísmo (os outros deuses são Vishnu e Shiva). ... Além disso é considerado, pelos hindus, a representação da força criadora ativa no universo. A visão de universo pelos hindus é cíclica.
Brahma não “criou” o mundo. Ele simplesmente fez todas as criaturas perceberem a sua existência. Outra característica do hinduísmo é que cada deus representa o aspecto de um deus único. Assim, ele cria o mundo como Brahma, o mantém como Vishnu e o destrói como Shiva.
Brahma não representa uma pessoa e sim o criador do universo, fazendo parte da trindade hindu que tem Brahma, Vishnu e Shiva (criador, conservador e transformador). Essa trindade é semelhante à cristã (Pai, Filho e Espírito Santo). Brahma vem descrito nos Vedas (escritura hindu) em vários hinos.
Lendas à parte, os historiadores estimam que os 4 Vedas – RigVeda, Yajurveda, Samaveda e Atharvaveda – teriam sido compilados entre 1500 e 900 a.C. Mas, seja qual for sua origem, é nos textos védicos que estão os principais conceitos e símbolos do hinduísmo, os deuses, lendas e ensinamentos que dão forma e unidade à ...
Ganesha é o deus que detém o poder da lógica e sabedoria, pois é o primeiro filho de Parvati e Shiva. Seu nome é muito presente na religião hindu, e é conhecido como “Destruidor de Obstáculos”, tornando-se um dos mais importantes deuses da cultura indiana. Conheça um pouco da história desse valioso ser mitológico.
Ele é representado como uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato. É, habitualmente, representado sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra.
Brahma (cerveja)
Segundo a lenda, eles teriam sido organizados por Vyasa, um sábio que seria a encarnação de Vishnu, deus que em todos os ciclos de criação e destruição do Universo elabora as escrituras em 4 livros, para garantir que os cânticos se propaguem e se eternizem.
O Hinduísmo surgiu a partir das tradições védicas por volta de 3000 a.C. As escrituras sagradas dos Vedas vêm dos povos arianos que habitaram a região do atual Irã. Os escritos dos Vedas estabeleceram um conjunto de crenças que originaram o Hinduísmo Védico, no qual havia o culto aos deuses das tribos.
No hinduísmo existem milhares de deuses e deusas. Mas os sábios afirmam que todos eles são apenas diferentes formas de um mesmo e único Deus. Dos vários deuses, três se destacam: Brahma, o criador (não confundir com Brahman), Vishnu, o preservador, e Shiva, o destruidor.
Vedas, coletânea de texto – Hinduísmo Um dos livros sagrados para os hinduístas, que foi compilado por volta de 3.
O veda é uma das escrituras religiosas mais antigas da humanidade. O conjunto destas escrituras é fonte da espiritualidade e do patrimônio cultural da Índia. Para os hindus, os vedas formam a origem dos seus valores filosóficos, culturais e sociais. ... A palavra veda em sânscrito significa precisamente saber.
A trimúrti é composta pelos três principais deuses do hinduismo: Brahma, Vishnu e Shiva, que simbolizam respectivamente a criação, a conservação e a destruição. O conceito de trimúrti desenvolveu-se na época do chamado período purânico.
Vedas. Os Vedas são os textos mais antigos do hinduísmo, e também influenciaram o budismo, o jainismo e o siquismo. Os Vedas contêm hinos, encantamentos e rituais da Índia antiga. Juntamente com o Livro dos Mortos, com o Enuma Elish, I Ching e o Avestá, eles estão entre os mais antigos textos religiosos existentes.
Este período da história da Índia é conhecido como a era Védica. ... Com base em teorias formadas a partir de estudos linguísticos, a maioria dos estudiosos ocidentais pressupõem que povos de língua indo-ariana migraram para a Índia setentrional, numa onda inicial da expansão indo-ariana a partir da Ásia Central.
As grandes fontes documentais que narraram a história indiana nessa época são um conjunto de hinos religiosos conhecidos como Vedas. Esses hinos, todos eles escritos em sânscrito, se dividem em quatro partes: “Atharva-Veda”, “Sama-Veda”, “Yajur-Veda”, e “Rig-Veda”.
Apesar dos belos palácios, 70% da população da Índia vive na pobreza. Saneamento básico e água tratada são privilégio de uma minoria no segundo país mais populoso do mundo.
A principal religião da Índia interfere diretamente na estruturação social, uma vez que o hinduísmo divide a sociedade em castas. A divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias hindus ocupam.
O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais: Brahmins, Kshatriyas, Vaishyas e Shudras. ... No topo da ordem hierárquica estavam os brâmanes, que eram principalmente professores e intelectuais; acredita-se que eram descendentes de Brahma.
Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta. Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato…
A disputa pelo território da Caxemira, no Himalaia, foi o motivo de duas das três guerras entre a Índia e o Paquistão. A Caxemira tinha uma população majoritariamente muçulmana, mas um governante hindu, que acabou se unindo à Índia em troca de ajuda militar.
Os xátrias, chátrias ou chatrias (em híndi क्षत्रिय, transl. kṣatriya, do sânscrito क्षत्र transl. kṣatra) formam uma das quatro castas no hinduísmo. ... Krishna, Buda e Mahavira pertenceram a esta casta.