Paul Galvin
O primeiro sucesso comercial da empresa aconteceu somente em 1930 com o lançamento de um rádio para automóvel, prático e de preço acessível. Paul criou o nome da marca do rádio automotivo (Motorola), unindo as palavras “motor” (em alusão ao movimento) e “ola” (como referência ao som, como em vitrola, por exemplo).
O Wall Street Journal publicou uma teoria interessante sobre a compra. Parece apenas uma teoria de conspiração, mas até faz algum sentido: o Google comprou a Motorola para acabar com as margens de lucro das concorrentes.
No dia 23 de novembro de 1992, o smartphone grandão e pesadão foi lançado pela IBM, e contava com algumas características interessantes: rodava um sistema operacional muito parecido com o DOS, tinha um processador de 16MHz, tela LCD de 160 x 293 pixels (monocromática), 1 MB de memória e 1MB de armazenamento.
Inicialmente, o protótipo, que as epeculações colocavam a previsão de lançamento como dezembro de 2006, chamava-se "Sooner" e parecia um BlackBerry, não tendo touchscreen e operando através de um teclado QWERTY.
LG Prada (KE850)
Martin Cooper
Nos anos 90, a tecnologia de celulares conhecida atualmente começou a se desenvolver. O primeiro celular do Brasil foi um Motorola PT-550, aparelho que chegou junto com a rede de telefonia móvel no Rio de Janeiro em 1990. Sua tela mostrava apenas 7 dígitos e alertas do sistema.
A tecnologia necessária para criar um celular (e um celular, na teoria) saiu em 16 de outubro de 1956, e o telefone móvel com essa tecnologia em 3 de abril de 1973.
Publicado em - 10:47 Por Kariane Costa - Brasília. A chegada do celular ao Brasil foi em 1990. ... Naquela época, era difícil imaginar que 30 anos depois o país teria mais celulares que habitantes. Hoje são 234 milhões de smartphones nas mãos dos brasileiros.
3 de abril de 1973
10 de março de 1876
Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas".
1 - 1904: O castiçal Pelo seu formato, o telefone de mesa da marca Western Electric era conhecido como "castiçal". Ao girar a manivela, um sinal era enviado para a mesa operadora e uma telefonista completava a ligação. Na caixa de madeira existia uma espécie de bateria.
Resposta. Telefone fixo, (telefone residencial, orelhões).
A base fica conectada a uma corrente elétrica através de um fio. O telefone fixo é formado por uma base e por um fone, conectados entre si por um fio. Quando a pessoa fala ao telefone, o microfone transforma o som da voz em um sinal elétrico, que em seguida sai da base através do fio.
Graham Bell se inspirou na transmissão da voz de um indivíduo para outro para criar o telefone. “O seu aparelho 'imitava', por meio de um diafragma, a membrana do nosso ouvido.
O telefone nasceu meio por acaso, na noite de 2 de junho de 1875. Alexander Graham Bell, um imigrante escocês que morava nos Estados Unidos e era professor de surdos-mudos, fazia experiências com um telégrafo harmônico quando seu ajudante, Thomas Watson, puxou a corda do transmissor e emitiu um som diferente.