Uma das músicas brasileiras mais ouvidas no exterior é Mas Que Nada. Por aqui, ela também é um grande sucesso e agrada tanto o público quanto a crítica. O que muita gente não sabe é que existe muita história e influência cultural por trás desse hit.
Toda essa mistura de influências o atraiu para o Beco das Garrafas, no bairro Copacabana, considerado ponto de encontro dos boêmios do Rio de Janeiro. Lá, ele entrou em contato com os melhores músicos da época.
Com uma combinação rítmica entre o samba, o jazz e o maracatu, Mas Que Nada abriu portas para a carreira do músico e quebrou paradigmas no cenário musical da época.
No caso de Mas Que Nada, seu primeiro sucesso, temos arranjos que trazem um misto do samba tradicional, saído das periferias brasileiras, com o jazz requintado da alta sociedade. Tudo isso sem deixar de lado a cultura negra e as raízes africanas.
Surprising to other artists as well as his fans, according to Jorge Ben: “They used to say “You play wrong, but in the end it works, how is that?”. They used to say my music was a samba that was not a samba, but that was a samba. Actually, it was a new sort of samba”.
By 1963, Ben’s style had evolved to the point where the very same samba masters that he had studied with no longer knew how to play with him. When it came time to record ‘Samba Esquema Novo’ he turned to J.T. Meirelles and his jazz band, Copa 5 for back up. And there was another surprise: Jorge Ben couldn’t read or write a note of music – he wouldn’t learn those skills for another few years: “I was already a professional and I didn’t know music. I guess God spoke: ‘you will be a musician, that’s better'”, he recalled.
É claro que, por ser tão conhecida, ela está entre as melhores do cantor Jorge Ben Jor, que é seu compositor e principal intérprete. Lançada em 1963, ela não pode ser classificada nem como bossa nova, nem como samba tradicional. E é aí que está a sua genialidade e inovação! 😉
Jorge Ben, em 2009, sobre sua relação com a Bossa Nova:
As was the case with many breakout albums of the time, ‘Samba Esquema Novo’ retained strong ties to Bossa Nova with a brace of its best musicians and arrangers including Bossa 3’s jazz pianist Luiz Carlos Vinha.
Aqui no Brasil, Mas Que Nada chamou a atenção do público, da crítica e, claro, de outros músicos, pela irreverência de Jorge Ben Jor. Tanto que, no mesmo ano de seu lançamento, o Tamba Trio já garantiu a sua interpretação:
As influências da cultura africana na vida de Jorge Ben Jor começaram muito cedo, mais precisamente ainda na barriga da mãe, que era uma imigrante vinda da Etiópia. Assim, desde criança, ele já estava em contato com as tradições de seus ancestrais.
E, em 1965, dois anos depois do seu lançamento, Jorge Ben Jor foi convidado para uma turnê de três meses nos Estados Unidos. Foi lá que o maestro brasileiro Sérgio Mendes o conheceu e gravou uma versão da música com a Banda Brasil 66. Veja:
As debut records go, this one was a clear winner, and the opening track ‘Mas Que Nada’ became an instant hit. It also helped to propel Ben to international fame as a songwriter.
September 24th marks the day when ‘Mas Que Nada’ it made its entry onto Billboard’s Hot 100 singles chart in 1966. Over the years, the song has given us several exciting versions, including hard-to-find covers by Al Jarreau and in a solo setting, one of the original guitar voices of contemporary samba jazz, Paulinho Nogeira.
Não, não bossa nova. Eles nem sabiam botar nome. Samba esquema novo. Eu tocava no Beco das Garrafas, mas nunca fiz bossa nova. Meu samba é outra coisa, totalmente diferente, por isso Meirelles e Os Copa 5 quiseram tocar comigo. Eu tocava entre eles, todo mundo lendo música, tocando bem, e eu não sabia o que tava tocando, não sabia ler música. As minhas harmonia [troca o plural pelo singular, como a descrever o que está dizendo] era errada, mas era certinha.
Foi em meio a esse turbilhão criativo que Jorge Ben se inspirou para gravar um compacto com duas músicas, ao lado do maestro João Theodoro Meirelles e do grupo Copa 5. Uma delas era Mas Que Nada.
E ele não se contentava em tocar o básico. Queria explorar a musicalidade de João Gilberto, um dos seus maiores ídolos e um dos criadores da bossa nova, mas também estava interessado na viola caipira de Luís Carlos Paraná e no rock internacional, que estourava no Brasil.
Se você curte esse estilo musical, que é considerado patrimônio brasileiro, conheça agora a história do samba!
Além disso, a canção está na trilha sonora do filme Rio, de 2011, e chegou a ser tema de abertura do programa Estrelas da Rede Globo, apresentado por Angélica, entre 2006 e 2011.
O sucesso foi tão grande que proporcionou ao artista o lançamento do seu primeiro álbum, Samba Esquema Novo, naquele mesmo ano.
Mesmo que você não seja um grande conhecedor de teoria musical, já deve ter percebido que Jorge Ben Jor mistura vários estilos em suas canções.