O cigano Wladimir foi um dos líderes da Caravana da Luz, juntamente com sua irmã gêmea Wlanasha. Era um jovem de pele clara, olhos e cabelos negros, alegre e que tocava violino muito bem, tendo aprendido a tocar o instrumento quando tinha apenas 6 anos de idade.
Cores nos Rituais Ciganos
Oferendas para ciganas e ciganos espirituais
Comemorado pela primeira vez no Brasil em 2007, o Dia Nacional do Cigano foi instituído pelo presidente Lula em maio de 2006 através da assinatura de um decreto. O dia 24 de Maio foi escolhido como o Dia Nacional do Cigano por ser o dia dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal dos ciganos.
São cultuados com taças com vinho ou água, doces finos e frutas solares. Trabalham também com as energias do Oriente, cristais, incensos, pedras energéticas, cores, os quatro sagrados elementos da natureza e se utilizam exclusivamente de magia branca natural, além de banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas.
Atualmente, existem três grandes grupos ciganos no País. O primeiro, oriundos de Portugal e Espanha, que mantém o dialeto caló. O segundo, o Rom, que utiliza o romani, e são oriundos especialmente do Leste Europeu. Finalmente, os Sintis, da Alemanha e da França, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Para saber se a pessoa tem mesmo sangue cigano, existe um ritual onde deve-se caminhar descalço por uma ardente passarela de brasa. Aqueles que verdadeiramente possuírem sangue cigano e tiverem o dom de levar essa vida cheia de magia, geralmente não se queima.
Da mesma forma temos as ciganas, como: Esmeralda, Carmem, Salomé, Carmencita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também.
Na umbanda quando um guia pede, por exemplo, um charuto, antes de acendê-lo ele o "consagra", ou seja, lhe da um endereço energético despertando no mesmo 03 fatores importantes: A ERVA, O FOGO E O ASSOPRO.
Se você quer e precisa que o seu ex (sua ex) volte para os seus braços, peça a intercessão da cigana, orando: “Ciganinha da Estrada, imploro a ti que neste momento exato. Vos vais tirar (nome do seu amor) de onde ele estiver e vai colocá-lo na Estrada feito louco a me procurar, (seu nome).
Salve Santa Sara Kali! Que sempre ilumine o meu caminho, afastando os inimigos da minha estrada, que os olhos deles não cheguem até os meus e que seus passos não cruzem o meu caminho. Que eu realize meus objetivos materiais e profissionais. Que meus negócios prosperem.
Seu culto está ligado ao culto das Madonas Negras e os festejos da santa ocorrem no dia 24 de maio com procissão e banhos no mar. A imagem de Santa Sara é vestida de azul, rosa, branco e dourado. São colocados na imagem adorno de flores, jóias e lenços coloridos para que ela seja levada para a procissão no mar.
Siga o passo a passo: 1º – Limpe bem a imagem e perfume-a com uma essência ou incenso. 2º – Sob o altar, coloque uma toalha limpa de cor clara e acender uma vela azul clara ao lado da imagem. 3º – Faça suas orações, imantando energias positivas e boas vibrações para a santa.
Para proteção, prosperidade e trazer mais alegria, energia e força do Povo Cigano: Montar um altar com uma toalha branca ou uma colorida com detalhes dourados. ... Sete moedas douradas, uma cesta com 3, 5 ou 7 tipos de frutas, flores coloridas, incensos de cheiros doce, 7 fitas coloridas, menos a preta, para decorar.
Dia 24 de Maio é comemorado o dia de Santa Sara Kali, a santa protetora de todo o povo cigano. Ela é provedora da sorte, do amor, da saúde, da fartura e também da vida longa. ... Santa Sara Kali está diretamente ligada ao povo cigano e por este motivo muitos terreiros de umbanda a saúdam e a homenageiam.
A Slava (comemoração) de Sara Kali acontece nos dia 24 e 25 de maio. A Cigana Escrava que Venceu os Mares com sua Fé e Virou Santa.
“Muito usado na dança, como um grito de guerra, a expressão Optchá tem o mesmo significado de Bravo, Olé, Vamos, ou seja, um grito de força”, explica a cigana Jade, do clã Kalderash.
Indica capacidade, possibilidade, utilidade ou relação (ex.: cartório; envoltório; latinório).
O Romani é uma língua indo-europeia do ramo indo-ariana (ao qual pertencem, o Sânscrito, o Pali, e outras línguas indianas modernas, como Hindi, Punjabi, Bengali, Nepali...) e é falada na Europa desde o século XII.