O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Devem ser adotados procedimentos que evitem a multiplicação de esporos e a multiplicação da bactéria. A esterilização correta dos alimentos elimina a possibilidade de se contrair a bactéria. Alimentos devem ser conservados sob refrigeração ou congelamento para dificultar o crescimento da bactéria.
O Clostridium botulinum é um bacilo gram positivo, que se desenvolve em meio anaeróbio, produtor de esporos, encontrado com freqüência no solo, em legumes, verduras, frutas, sedimentos aquáticos e fezes humanas.
As toxinas produzidas por todos os subgrupos são destruídas nas seguintes condições: 80ºC durante 20 a 30 minutos, 85ºC durante 5 minutos, ou 90ºC durante alguns segundos. As células vegetativas, os esporos e as toxinas de C. botulinum não são destruídos pela congelação.
perfringens estão normalmente envolvidas grandes quantidades de alimentos preparados com antecedência e arrefecidos lentamente e /ou inadequadamente refrigerados. Rolos de carne e aves recheadas são alimentos que apresentam condições favoráveis para a proliferação de C.
Assim, pode-se controlar a ocorrência de infecções por Clostridium perfringens resfriando rapidamente os alimentos cozidos, reaquecendo-os, principalmente cárneos, em temperaturas acima de 70°C e os alimentos refrigerados devem ser conservados em temperatura abaixo de 4°C.
→ Características do Bacillus cereus Bacillus cereus é uma bactéria da família Bacillaceae que se destaca por ter formato de bastão, ser gram-positiva, aeróbica facultativa, formadora de esporos esféricos e responsável pela produção de uma grande quantidade de toxinas.
cereus, segundo Paiva et al. (2009), deve-se acabar com a ger- minação dos esporos, através do controle da temperatura, atividade de água e pH dos alimentos. O uso de temperaturas superiores a 100°C permitirá a eliminação de parte des- tes esporos.
Bacillus cereus, para o que é indicado e para o que serve? O Bacillus cereus é indicado como coadjuvante no tratamento da diarreia e nas enterocolites crônicas e agudas.
Os alimentos envolvidos são os vegetais crus e cozidos, produtos cárneos, pescado, massas, leite, sorvete e pudins à base de amido. Causa vômitos, náuseas e mal-estar geral, e em alguns casos diarreias com 6 a 24 h de duração.
B. cereus é uma bactéria anaeróbia facultativa (cresce em presença ou na ausência de oxigénio), mas a produção de toxinas é muito baixa em condições de anaerobiose. Os esporos de B. cereus são mais resistentes às radiações do que as células vegetativas.
Género de bactérias da família das baciláceas em forma de bastonete, geralmente aeróbicas e gram-positivas. Das mais de 40 espécies existentes apenas algumas são patogénicas para o homem: B. thurigiensis, que podem causar infeções no homem e noutros mamíferos. ...
Endósporo é uma estrutura dormente, dura, e não reprodutiva produzida por um número pequeno de bactérias do grupo Firmicutes. A função primária da maioria dos endósporos é garantir a sobrevivência da bactéria por períodos de estresse ambiental.
Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.
A germulação ou gemiparidade é um processo de reprodução assexuada, no qual ocorre a formação de uma dilatação denominada gema, formada por mitoses na parte interna do organismo progenitor, podendo separar-se e dar origem a um novo indivíduo.