Se você reparar, não temos publicidade exagerada e nem invasiva. Que tal, então, nos colocar na sua lista whitelist do plugin de AdBlock? Desta forma, você ajuda a manter o portal cada dia melhor.
Em 1936, Chaplin casou-se com a modelo Paulette Goddard, que tinha 17 anos quando os dois se conheceram. Os dois acabaram por separar-se em 1942, com ele a voltar a casar-se no ano seguinte com Oona O’Neill.
Chaplin realizou o último filme em 1967, A Condessa de Hong Kong. O astro até voltou aos EUA em 1962, mas apenas para receber o Prêmio Especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e, logo, retornou à Suíça.
Chaplin só começou a falar na tela em 1940, quando os Estados Unidos hesitavam em entrar na guerra com o nazismo. E falou grosso com a força devastadora do seu humor ridicularizando Hitler em "O Grande Ditador".
O jornal britânico Daily Mail noticiou algumas das partes mais polémicas do documentário, nomeadamente as declarações de alguns seus 11 filhos. O documentário lembra que Chaplin foi casado quatro vezes e protagonizou boatos de affairs com mais de duas mil mulheres, várias delas menores de idade.“Eu era meio apavorado pelo meu pai”, diz no filme o ator Michael Chaplin, agora com 75 anos, fruto do último casamento do astro do cinema mudo. “Ele era tão poderoso… Tu não podias contrariá-lo, porque ele nunca estava errado!”, revelou.
Ator, produtor, roteirista, diretor e músico de seus filmes, Chaplin tinha total liberdade para criar e foi além das pantomimas e do pastelão, acrescentando o lirismo e a comédia romântica, e logo lançava um dos seus maiores clássicos: "O Garoto".
O Vagabundo de Chaplin é a consagração do herói marginal dentro do sonho americano e se tornou um dos personagens mais imitados do mundo. Diz a lenda que, em um desses concursos, o próprio Chaplin participou e ficou em terceiro lugar. Certamente, o melhor de todos foi Robert Downey Jr. que, em 1992, foi indicado ao Oscar com o filme "Chaplin".
Em 1977, pouco mais de dois meses depois da morte de Chaplin na sua mansão de Manoir le Ban, à beira do Lago Genebra, o caixão com o corpo do comediante desapareceu. Um jovem refugiado polaco, Wardas, de 24 anos, juntamente com Gantscho Ganev, um búlgaro de 38 anos, desenterrou o corpo e exigiu a Oona, a viúva, um resgate de 600 mil dólares. Recuperado o cadáver pelas autoridades, Chaplin foi de novo sepultado, desta vez num túmulo de betão, para evitar novas profanações. Um final macabro para o genial comediante cuja vida, afinal, está repleta de zonas de sombra e de enigmas.
No projeto com o estúdio, o ator encontrou a figura que iria aparecer em vários outros filmes, um andarilho pobre, mas elegante, conhecido por usar o clássico conjunto: paletó, bengala e um chapéu-coco.
Filho de artistas populares, o londrino Charles Chaplin começou no teatro criança, teve uma infância dificílima e com 20 anos fez uma turnê nos Estados Unidos, onde começou a fazer cinema para ganhar algum dinheiro. Em um mês, filmou seis curta-metragens e foi neles que nasceu o Vagabundo que o imortalizaria.
Rolling Stone Brazil is published by Grupo Perfil under license from Rolling Stone Licensing, LLC, an affiliate of Penske Media Corporation. Rolling Stone ®️ and ©️ 2022 Rolling Stone, LLC. All rights reserved.
A personagem interpretada por Chaplin dizia também no filme que “não queria ser imperador”. Mas afinal o que queria ser, ou o que era, o artista que tem um dos rostos mais conhecidos do mundo? Para onde “caminhava”?
Com um humor pastelão e mímicas, passou a realizar mais filmes. Cada vez ficava mais fácil crescer neste universo, porque o artista fundou a própria produtora em 1919, a United Artists. Nela, produziu O Garoto (1921), Em Busca do Ouro (1929) e O Circo (1928).
+++ LEIA MAIS: Personagem clássico de Charles Chaplin completa cem anos