Galileu Galilei é considerado o primeiro Físico em seu sentido moderno, adotando a Matemática como ferramenta principal. Galileu é um dos primeiros a descrever o real objetivo de um cientista; sua função é apenas descrever os fenômenos em vez de tentar explicá-los.
Caminhando lado a lado com a evolução tecnológica, os estudos da Física Médica têm revolucionado o diagnóstico por imagem e a intervenção corretiva, garantindo a efetividade, a precisão, a qualidade e a segurança radiológica na utilização do agente físico, radiação ionizante, no ramo da Medicina.
Com a rápida evolução da medicina, o físico é cada vez mais atuante em áreas que envolvam Radiação, Laser, Diagnóstico por Imagens e Campos Eletro-magnéticos. Em áreas como Medicina Nuclear e Radiodiagnóstico, o físico atua como pesquisador e no controle de qualidade dos diversos equipamentos.
Fazer pesquisas. Como pesquisador, o físico utiliza as leis da Física na pesquisa pura e aplicada, resolvendo questões práticas do cotidiano. Entre as áreas nas quais o profissional pode desenvolver pesquisas, estão: Física Médica: atua na criação e na melhoria de equipamentos hospitalares.