As reações alérgicas a esmaltes são provocadas principalmente por causa de três componentes: – o formaldeído, que é responsável pela fixação e durabilidade da cor. – o tolueno, que dissolve o esmalte. – a mica, que é um tipo de pigmento usado nas cores cintilantes e peroladas.
Verniz ou esmalte de unha é um líquido que se aplica nas unhas, tanto das mãos como dos pés, com uso normalmente estético, mas também como protecção para as unhas. Geralmente, é aplicado nos salões de beleza por manicures (nas mãos) e pedicures (nos pés).
As fórmulas são cruelty-free, vegan e não possuem tolueno, formaldeído e cânfora. Uma das marcas de esmaltes com menos ingredientes tóxicos, os esmaltes da AILA, marca baseada em Nashville, Tennesse, são livres de 17 dos químicos mais nocivos à saúde, como parabenos, sulfatos, cânfora, xileno e tosilamida.
Mark, Crystal e True são as linhas hipoalergênicas. Eu nunca usei esmaltes dessa marca, então recorri ao SAC e depois de 9 dias, recebi resposta: sim, existe uma linha de esmaltes hipoalergênicos. Os componentes que não estão presentes são formaldeído e tolueno.
Free nails: 8 marcas de esmaltes hipoalergênicos
Para identificar a alergia ao esmalte, é importante estar atento aparecimento de sintomas que indicam a presença de alergia, como:
A expressão 3 Free indica apenas que o produto não contém três substâncias que podem causar alergias. Já quando o rótulo diz hipoalergênico, isso quer dizer que o esmalte passou obrigatoriamente por testes clínicos que garantem um menor potencial de causar alergias.
Os produtos hipoalergênico são livres de substâncias alergênicas, quecontribuem para evitar o desenvolvimento de irritações. ... Os antialérgicos por sua vez, são substâncias medicinais, que tratam de alergias já existentes. Os medicamentos agem diretamente contra os sintomas da alergia.
Hipoalergênico significa que um produto contém poucas substâncias produtoras de alergia conhecidas como alérgenos.
O que são os produtos testados dermatologicamente? Os produtos testados dermatologicamente são aqueles que têm um potencial bem menor de causar alergia, irritação ou outro tipo de reação na pele.
Para identificar se um produto não faz teste em animais é indicado sempre se atentar ao seu rótulo, em que deve conter um selo cruelty free. A ONG Projeto Esperança Animal (PEA) é uma referência de cruelty free no Brasil, pois atualizam o site com listas de empresas que não fazem teste em animais.
Toda a metodologia de testes de produtos finalizados é aprovada pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Os testes de nossos produtos finalizados são realizados por empresa terceirizada reconhecida e autorizada pela ANVISA.
A vantagem desse ramo é que as simulações de reações das composições químicas são mais fáceis de serem reproduzidas. Tanto é que algumas nações estão proibindo o uso de animais em testes para produtos dessa natureza.
42 marcas de cosméticos do Brasil que não testam em animais
Marcas que testam em animais
Marcas Brasileiras Amigas dos Animais
Já o número de empresas registradas na Anvisa em 2018 era de 2.
Em livre tradução, o termo cruelty-free significa livre de crueldade e se reporta a produtos e empresas que não realizam testes em animais, nem compram ingredientes de fornecedores que utilizam esse tipo de procedimento.
O que observar para saber se a marca é vegana?
Entendemos como um produto cruelty-free aquele que não foi desenvolvido a partir de testes em animais, somente.
Produtos veganos são aqueles em que não são utilizadas matérias-primas de origem animal, mas isso não significa que não contenham materiais sintéticos. ... Já os produtos cruelty free não fazem testes em animais, mas podem conter substâncias de origem animal ou sintética — explica.