Inicialmente se dizia "quem não tem cão caça como gato", ou seja, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos. Significado: Um sujeito da pá virada pode tanto ser um aventureiro corajoso como um vadio. Histórico: Mas a origem da palavra é em relação ao instrumento, a pá.
Ou seja, quando você não tem cachorro, leva mesmo um gato para caçar. A segunda teoria é que, na verdade, o ditado correto seria: “Quem não tem cão, caça como gato”. Sendo assim, se você não tem um cão para encurralar a caça, você tem que caçar de uma maneira sorrateira, astuciosa, como um gato faz.
As origens de recursos são representadas pelos aumentos no Capital Circulante Líquido, e as mais comuns são: ... As aplicações de recursos são representadas pela redução do Capital Circulante Líquido entre o início e o término de determinado período.
Quando analisamos o Balanço Patrimonial temos que as contas de Passivo Exigível e Patrimônio Líquido representam as origens dos recursos. ... Perceba, portanto, que o Patrimônio Líquido (ou Capital de Próprio) representa uma origem de recursos.
As origens ou fontes de recursos de uma organização compreendem desde o resultado de suas operações, até mesmo suas políticas, operações, ações estratégicas, etc. Os movimentos contábeis são fatos que originam lançamentos e saídas de recursos de uma organização. Podem ser internos ou externos.
Os recursos que uma empresa obtém para manter-se em atividade podem originar de duas fontes: - DO CAPITAL PRÓPRIO: o capital próprio é incorporado na empresa no momento de sua abertura. É o que chamamos de Capital Social. O capital próprio de uma empresa é classificado em seu patrimônio na conta Patrimônio Líquido.
A análise do passivo nos permite identificar quais são as fontes ou as origens de recursos que financiam as operações da empresa. ... O Passivo representa 'de onde veio' o dinheiro, se próprio ou de terceiro. E, o Ativo 'para onde foi aplicado' o dinheiro, se em bancos, estoques, bens etc.
· Recursos próprios - A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido. ... As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros.
Os recursos do Capital Próprio proveem dos proprietários, e/ou sócios e/ou acionistas. Os recursos do Capital de Terceiros proveem de entidades externas (empréstimos, por exemplo). Com Capital Próprio uma fatia dos lucros deverá ser dividida entre acionistas e investidores.
As contas que integram o Ativo (bens e direitos) denotam por base aplicações de recursos, enquanto que as contas que aparecem no Passivo e no Patrimônio Líquido indicam por base origens de recursos. Para a contabilidade, não pode haver uma aplicação sem que haja uma origem respectiva.
A demonstração das origens e aplicações de recursos, conhecida como DOAR, é um relatório contábil que indica modificações na posição financeira da companhia e é necessária para um maior sucesso no planejamento e na tomada de decisões na área financeira de uma organização.
Importância da origem e aplicação dos recursos no contexto das demonstrações financeiras. A importância da origem e aplicação dos recursos no contexto das demonstrações financeiras é para iniciar e estruturar uma empresa, bem como para manter suas atividades.
Verificado por especialistas As origens dos recursos representavam os financiamentos e as aplicações representavam os investimentos. A partir da Lei nº. a DOAR foi substituída pela Demonstração de Fluxo de Caixa, a DFC, que serve para demonstrar os valores em dinheiro que saíram e entraram no caixa.
BALANÇO PATRIMONIAL. Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.