A inveja é o aperto que se sente quando saímos perdedor de uma confrontação social, isto é, uma emoção que é experimentada quando outro tem algo que gostaríamos de ter como, por exemplo, objetos, posição social ou qualidades como beleza ou sucesso no amor.
No geral, evite conversas profundas sobre a sua vida e não permita que a pessoa invejosa tenha acesso aos seus planos e sonhos. Quanto menos ela souber, melhor.
Como saber se estou sendo invejada? Se uma pessoa está com inveja buscará te imitar e te superar, mas ao mesmo tempo irá querer ser como você. Pode ser que imite sua forma de falar seu estilo de vestir para se sentir melhor consigo mesma. Quem sente inveja não está satisfeito consigo mesmo e então trata de ser o mais parecido possível com a pessoa da qual sente inveja.
Em alguns casos, a inveja alheia incomoda tanto que acaba trazendo energia negativa e ocasionando em momentos muito ruins para quem sofre com os invejosos. Nesses casos, pode ser muito interessante fazer terapia para expor o que você sente e aprender a lidar de maneira ainda mais inteligente com pessoas invejosas.
Se a causa raiz da inveja for o sentimento de inferioridade e o invejoso em si não estiver fazendo nenhum mal a você, procure elogiá-lo. Ao ressaltar as suas qualidades e valorizar seus pontos positivos, pode ser que ele perceba que é alguém tão especial quanto qualquer outro.
Outra atitude típica para saber se você é vítima de inveja é que a pessoa em questão não perderá a oportunidade de apontar um erro seu, um esquecimento ou um descuido. Dirá que faz pelo seu bem e para te fazer crescer. Menosprezar seus sucessos e sentimentos é outra forma de demonstrar que está por cima de você.
Por fim, as necessidades de realizações pessoais são as mais complexas, sendo preciso trabalhar muito para alcançá-las tanto em âmbito pessoal como profissional. Estão relacionadas aos seus valores, à independência, criatividade, espontaneidade, ter controle de suas emoções e se autoconhecer.
É importante lembrar que nem sempre esses sinais são evidentes e claros, pois a inveja é um sentimento muitas vezes velado. É fundamental manter-se atento aos comportamentos e buscar evitar conflitos desnecessários, focando na sua trajetória de sucesso profissional.
5. Atitudes hostis e competitivas: Se a pessoa demonstra hostilidade e comportamento competitivo em relação a você na política, pode ser um sinal de inveja. Ela pode se sentir ameaçada pelo seu sucesso e tentar se sobressair de forma negativa.
A Terapia Online foi regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018. Atualmente é permitida e amplamente divulgada, não havendo limites de sessões para sua prática. A Terapia Online amplia o acesso de serviços de psicologia à população que vive em regiões com acesso limitado a serviços psicológicos e também para brasileiros que moram no exterior.
1. Críticas exageradas e infundadas: Se a pessoa está constantemente criticando suas ações e decisões políticas de maneira exagerada e sem fundamentos sólidos, pode ser um sinal de inveja. Ela pode estar buscando descreditar seu trabalho para se sentir superior.
Maslow foi um psicólogo norte-americano que desenvolveu a teoria chamada Pirâmide das Necessidades, na qual existem cinco níveis. Aqueles que estão na base da pirâmide são os básicos (necessidades fisiológicas e de segurança), depois estão as necessidades sociais de autoestima e autorrealização. O objetivo da pirâmide é determinar o conjunto de condições necessárias para que uma pessoa atinja a satisfação pessoal ou profissional.
Em caso de crise, ligue para 141 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Alguém que tem inveja de você precisa alardear os próprios sucessos de forma exagerada. De fato, por que alguém invejoso se gaba dos próprios resultados? Certamente, o mais provável é que não tenha tanto sucesso como você. Uma pessoa invejosa tende a se projetar mais do que deveria, e coloca mais ênfase do que o necessário nas coisas que diz.
Desde pequenos somos condicionados à ideia de que sentir inveja é feio, no entanto, isso não impede que em alguns momentos esse sentimento nasça dentro de nós. Por que isso acontece? Por que desejamos o que é do outro?
O que muita gente confunde são as diferenças entre ciúmes e inveja. Por mais que estejam ligados e um possa desencadear no outro, é preciso entender no que se diferem. O ciúmes é motivado por algo que se possui e se tem medo de perder, enquanto a inveja é o sentimento de falta, em que você se compara com o outro e deseja possuir o que ele tem.
5. Sinais de ressentimento: Pessoas invejosas podem mostrar sinais de ressentimento, como expressões faciais negativas, linguagem corporal defensiva ou até mesmo evitar contato visual direto com você.
Você deve ter muito cuidado com aqueles que te elogiam. Assegure-se de que são realmente sinceros e não uma "fachada" de uma pessoa disposta a te trair. Uma atitude típica de alguém invejoso é dar a impressão de não o ser, isto é, finge não estar com ciúmes para não enfrentar o problema.
Alguém que tenha inveja se sentirá muito bem quando você cometer erros ou quando você receber uma reprovação. Mesmo sendo possível que nunca demonstrem, frequentemente se regozijam de seus erros em segredo.
3. Competição exagerada: Se a pessoa está sempre tentando superar ou ofuscar suas realizações, mesmo em situações em que não há necessidade de competição direta, isso pode ser um sinal de inveja.
Lembre-se de que a inveja é um sentimento negativo que não deve afetar sua trajetória profissional. Continue se dedicando, crescendo e alcançando seus objetivos.