As melhores atrações para visitar em Arapongas são:
O município Apucarana está localizado no Estado Brasileiro Paraná - PR. Apucarana possuí uma área total de 558,39 Km². Sua população no ano de 2010 era de 120.
"Apucarana" é um nome de origem tupi-gurani, usado pelos índios guaianases, que significa "semelhante à própria floresta" (apó = base; caarã = semelhante à floresta; anã = imensa).
Wilde Borgui Formigoni chegou em Apucarana em 1937, quando tinha 17 anos e começou a lecionar no mesmo ano, a pedido de amigos de sua família que tinham filhos crescendo sem aprenderem as primeiras letras. Embora não ter o diploma de professora, começou a dar aulas no rancho onde morava com seus pais.
A cidade registra a presença de duas importantes colônias de imigrantes: japoneses e ucranianos. Há o registro ainda, de outras etnias, como italianos, portugueses, espanhóis, poloneses e alemães.
Apucarana foi projetada em 1934 pela Companhia de Terras no Norte do Paraná, que colonizou a região, para servir de polo intermediário para abastecimento das cidades de Londrina e Maringá. ... Apucarana é conhecida como "Cidade Alta" por conta de sua topografia e reconhecida como a capital nacional do boné.
A população de Apucarana é composta na maior parte por brasileiros (negros e mulatos). Registra a presença de duas importantes colônias de imigrantes: japoneses e ucranianos. Há o registro ainda, sem a formação de colônias, de outras etnias, como de italianos, portugueses e espanhóis.
Vizinho dos municípios de Cambira, Arapongas e Califórnia,Apucarana se situa a 41 km a Sul-Oeste de Londrina.
tergo : Serra da Apucarana
Paraná
18 Toldo era o local de ocupação de um grupo indígena Kaingang, com suas moradias e ranchos, que contemplava toda a forma de vida Kaingang, com espaços de pesca, caça, coleta, bem como de festas e rituais. 19 SPI, Croqui das áreas delimitadas ao PI Apucarana, em 14 de março de 1950.
O objetivo do Intercambio é resgatar a Cultura Indígena Estão participando do Intercambio, estudantes da Terra Indígena Mangueirinha, e da Terra Indígena Apucaraninha, que foram recepcionados por toda a comunidade da Terra Indígena Rio das Cobras.
O primeiro é formado por cinco famílias e vive em uma aldeia encravada na Reserva Biologica Bom Jesus, uma área com 342 quilômetros quadrados localizada na região próxima a Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná.
Os principais grupos étnicos indígenas do Paraná são os caingangues, da nação macro-jê, e os guaranis e os xetás, da nação tupi.
No Estado do Paraná existem atualmente três etnias indígenas: Guarani, Kaingang e Xetá. A grande maioria vive nas 17 terras indígenas demarcadas pelo governo federal, onde recebe assistência médica, odontológica e educação diferenciada bilíngüe.
O povo paranaense recebeu, como legado dos indígenas, vários hábitos, como o costume de ingerir plantas herbáceas, milho, mandioca, mel e tabaco. Depois, os tropeiros colaboraram com o hábito de consumir o chimarrão, o café e o feijão-de-tropeiro.
Ticuna (35.
Os índios ou ameríndios são, então, os povos indígenas das Américas. Em décadas passadas, uma outra palavra era bastante usada no Brasil para designar genericamente os índios: silvícolas ("quem nasce ou vive nas selvas").
O povo indígena com o maior território é o Yanomami, que vive relativamente isolado com uma população de quase 27.