É bastante comum que, para a construção do shaft, sejam perfuradas as lajes, com o intuito de dar passagem para a tubulação. Isso deve ser bem estudado antes de realizado, porque normalmente os furos são feitos em posições errôneas durante a obra, necessitando ser refeitos.
Basicamente, o shaft é uma abertura vertical na alvenaria por onde passam as instalações essenciais em qualquer construção, isto é, tubulações hidráulicas, elétricas ou até mesmo de ar condicionado. Com isso, o shaft disfarça todas as tubulações e facilita o trabalho de manutenção futuramente.
Derrubar ou levantar paredes de apartamento é um tema complicado até para quem é proprietário. ... A furação de paredes para afixar suportes ou quadros, por exemplo, é permitida desde que – ao desocupar o imóvel – elas sejam reparadas, as deixando da forma que recebeu o imóvel.
Faça furos na parte de trás do armário nos lugares onde você quer colocar os parafusos. Você deve perfurar o fundo do armário na parede de concreto. O furo deve ser 0,5 cm mais profundo do que a rosca do parafuso. Por exemplo, faça um furo de 6 cm para um parafuso de concreto com 5,5 cm.
Como determinar se uma parede é estrutural
As paredes estruturais são projetadas para resistir às cargas atuantes na edificação e não podem ser removidas ou cortadas, pois isso pode afetar toda a estrutura do edifício.
O bloco estrutural é um investimento de ótimo custo-benefício pois possui alta resistência e uma vida útil longa. É possível encontrar no mercado modelos com resistências de até 20 MPa, dependendo de sua aplicação. Outra vantagem do bloco cerâmico é sua resistência ao fogo.
Vantagens da Alvenaria Estrutural Maior rapidez na construção. Custo reduzido em relação ao sistema convencional de vigas, pilares e lajes. Facilidade no treinamento de mão de obra. Maior organização no canteiro de obras.
Paredes: meça a altura e o comprimento de cada parede; Tetos: meça comprimento e largura; Fachadas: meça a altura e o comprimento de cada fachada (paredes externas); Área real: subtraia, da área total encontrada, todos os vãos existentes: portas, janelas.
Normalmente as paredes internas são representadas com espessura de 15 cm , mesmo que na realidade a parede tenha 14 cm ou até menos . Nas parede externas o uso de paredes de 20 cm de espessura é o recomendado mas não obrigatório.
15 centímetros é basicamente a largura padrão para as "paredes comuns" e usado na maioria das construções. Acima de 15 dependerá do material que será usado e como ele é usado, uma vez que você pode optar por assentar o tijolo ou bloco da maneira que quiser e isto irá gerar uma parede bem mais grossa.
A espessura ideal por camada de reboco situa-se entre 1,5 e 2,0 cm. O reboco não deve exceder os 2 cm de espessura por camada, sendo que cada camada deve ter espessuras semelhantes.