Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Por causa dessa diferença, o estado do Acre, por exemplo, encontra-se a duas horas atrasado em relação a Brasília, diferença essa que se eleva para três horas na época do horário de verão, em que a capital brasileira, juntamente a alguns estados, adianta o seu horário em uma hora.
Primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, presidiu o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República Velha. Nasceu em Ipioca, distrito de Maceió, numa família pobre, foi criado pelo padrinho e tio, coronel José Vieira de Araújo Peixoto.
O que é Alagoano: Indivíduo que nasce no estado de Alagoas.
Adjetivos pátrios
Quem nasce em Roraima é roraimense; Quem nasce no Pará é paraense; Quem nasce no Amapá é amapaense; Quem nasce no Tocantins é tocantinense.
gen·tí·li·co co. 2. [ Gramática ] Que indica a naturalidade ou a nacionalidade. ... [ Gramática ] Nome designativo da ligação de alguém relativamente ao lugar (país, região, estado, cidade) onde nasceu, habita ou ao qual pertence (ex.: portuense é o gentílico dos naturais da cidade do Porto).
Diversos são os sufixos de que dispõe a língua portuguesa para a formação dos substantivos e adjetivos gentílicos....Lista de topônimos e gentílicos em português.
Mas, a rigor, o gentílico designa o país, a região, o estado, a província, o condado, o município, a cidade, a povoação ou afins, em que alguém nasceu, habita ou de onde procede, enquanto o etnônimo designa tribo, etnia, raça ou nação a que pertence o indivíduo. ...
substantivo feminino País em que se nasceu; o país de nascimento de alguém. Qualidade do que não é estrangeiro, do que é nacional. [Jurídico] Estado jurídico da pessoa que é cidadã de um país, pela naturalização ou pelo nascimento: tinha dupla nacionalidade.
A nacionalidade é mais do que ter nascido em um lugar: ela é o vínculo jurídico entre a nação e o cidadão. Por exemplo, apenas pessoas brasileiras ou que requereram nacionalidade podem votar e ser votadas no país.
A naturalidade indica a cidade e estado de nascimento de uma pessoa. Ao contrário da nacionalidade, uma pessoa só pode ter uma naturalidade, a do local onde nasceu. O termo também pode ser usado para indicar o local de origem de algo, por exemplo: “as peças de artesanato têm naturalidade mineira”.
Não existe vínculo sintático que justifique a concordância com o substantivo “nacionalidade”. A concordância, portanto, é feita naturalmente com o sexo da pessoa. Ou seja, quando é um homem, “Nacionalidade: brasileiro”; quando é uma mulher, “Nacionalidade: brasileira”.
Vindo o nascido no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, a residir no Brasil, ainda menor, passa a ser considerado brasileiro nato, sujeita essa nacionalidade a manifestação da vontade do interessado, mediante a opção, depois de atingida a maioridade.