EQST

O Que Odds Ratio Em Epidemiologia?

O que é Odds Ratio em epidemiologia?

É definido como sendo a razão entre a incidência entre indivíduos expostos pela incidência entre os não-expostos. É usualmente utilizado em estudos de coorte. O odds ratio é uma estimativa do risco relativo.

O que é desfecho em epidemiologia?

Desfechos (também denominados eventos) são variáveis que são monitorizadas durante um estudo para documentar o impacto que uma dada intervenção ou exposição tem na saúde de uma dada população.

O que é o desfecho de uma pesquisa?

É o principal resultado que é medido no final de um estudo para determinar se um tratamento específico funcionou. O desfecho primário será determinado antes do início do estudo. Desfecho secundário: resultado ou evento clínico monitorado por um estudo clínico, mas que é de menor importância do que o desfecho primário.

O que é desfecho de interesse?

São estudos observacionais onde a situação dos participantes quanto à exposição de interesse determina sua seleção para estudo, ou sua classificação após inclusão no estudo. Este indivíduos são monitorados ao longo do tempo para avaliar a incidência de doença ou de outro desfecho de interesse.

O que é o delineamento de um estudo?

Em outras palavras, o delineamento é a fase do estudo na qual o autor considera a aplicação de métodos discretos para a sua investigação. Ao invés de ficar preso a lógica e a teoria, ele traça um plano geral.

Quais são os métodos de investigação em epidemiologia?

Um dos métodos utilizados para a verificação de ocorrência de uma epidemia é o Diagrama de Controle, que consiste na representação gráfica da distribuição da média mensal e desvio-padrão dos valores da freqüência (incidência ou casos) observada, em um período de tempo (habitualmente 10 anos).

O que são estudos descritivos em epidemiologia?

Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

O que é um estudo clínico randomizado?

Randomizados: significa que os pacientes são alocados para um dos dois grupos de forma aleatória, como, por exemplo, lançando-se uma moeda(3).

O que é uma amostra randomizada?

A randomização é um processo de seleção em que cada paciente tem a mesma probabilidade de ser sorteado para formar a amostra ou para ser alocado em um dos grupos de estudo. ... A randomização contribui para que as características da amostra sejam homogêneas quanto ao sexo, idade e outros fatores prognósticos.

O que é um estudo randomizado cego?

O termo "randomizado" diz respeito ao fato de que os grupos utilizados no experimento têm seus integrantes escolhidos de forma aleatória. O termo "controlado" diz respeito a determinadas variáveis que são controladas, buscando-se identificar a relação entre variáveis.

O que é um estudo simples cego?

54. Estudo Cego: quando pelo menos uma das partes envolvidas (médico ou paciente) não tem conhecimento sobre qual produto ou dose está sendo administrado para cada um dos participantes. 55. Estudo Clínico: é o mesmo que ensaio clínico, teste clínico ou pesquisa clínica.

O que é um estudo triplo cego?

O mono-cego ocorre quando o observado ou observador não conhece a intervenção nos grupos. No duplo-cego, o observado e o observador não conhece a intervenção nos grupos. Entretanto no triplo-cego o observado, o observador e o estatístico (analista de dados) não conhecem a intervenção nos grupos.

Qual o principal objetivo do estudo clínico controlado randomizado?

Estudo clínico ou ensaio clínico controlado randomizado é um tipo de estudo experimental que é usado como padrão de referência dos métodos de pesquisa em epidemiologia, sendo a melhor fonte de evidência científica disponível e a melhor fonte de determinação da eficácia de uma intervenção.

Como se faz um estudo clínico?

Antes de participar de um estudo clínico, você deverá assinar um formulário para dar seu “consentimento esclarecido” referente à participação. Para isso, seu médico deve explicar o que o estudo pretende demonstrar, quaisquer possíveis benefícios e riscos envolvidos, e como a participação no estudo te afetará.

O que é pesquisa clínica e como ela é realizada?

Pesquisa clínica, ensaio clínico ou estudo clínico é um processo de investigação científica em seres humanos para desenvolvimento de novos fármacos ou tratamentos possíveis.

Como fazer análises de casos clínicos?

A CBE pode ser descrita em quatro etapas: 1) formular uma questão clara a partir de um problema clínico, 2) pesquisar na literatura artigos clínicos relevantes, 3) avaliar criticamen- Page 3 12 HiperAtivo, Vol 5, No 1, Janeiro/Março de 1998 te as evidências no que concerne à validade e à utilidade clíni- ca e 4) ...

Como responder a um caso clínico?

Descrição do caso: Na descrição do caso siga as regras básicas da comunicação médica; descreva sequencialmente a história, o exame físico, os exames complementares de diagnóstico e a evolução do doente. O objectivo é ser completo sem obscurecer o caso com pormenores irrelevantes.

O que é o quadro clínico?

quadro clínico [ Medicina ] Conjunto dos sintomas que um paciente apresenta.