São realizadas de quatro a cinco sessões com intervalo de 15 dias. O paciente deve ter cuidado com o sol durante o tratamento e 15 dias após última aplicação.
A diferença entre esses dois tipos é a forma como é feita a descamação da pele. Os químicos são feitos com ácidos e os físicos realizam uma espécie de lixamento em contato com a pele. Entre os peelings físicos estão a esfoliação caseira, o peeling de cristal e o de diamante.
No caso de peelings químicos, como ocorre a remoção da barreira a recuperação desses procedimentos é mais longa que o de microagulhamento e deixa o tecido mais sensível pois sem a barreira para proteger contra a radiação UV, as chances de ocorrer uma hiperpigmentação pós-inflamatória são maiores.
Costumo indicar o peeling para quem deseja tratar as hipercromias, as manchas; e o microagulhamento para quem deseja tratar marcas no tecido.
Olá! A escolha por um ou outro tratamento ( microagulhamento, peeling ou associação de ambos) depende da condição que estamos procurando tratar e de outros critérios. Apenas seu médico poderá orientar qual a melhor opção no seu caso. O exame clínico presencial é obrigatório para se decidir.
Microagulhamento associado ao peeling de ácido retinóico para o tratamento de cicatrizes de acne faciais.
Como regra geral, deve-se interromper o uso de ácidos (como o ácido retinoico) na região a ser tratada entre 72 a 48 horas antes do microagulhamento. O médico ainda poderá solicitar que o paciente deixe de utilizar outros produtos nesse período.
Quanto tempo dura o tratamento? Cada sessão de microagulhamento dura de 30 minutos a 1 hora e o intervalo entre cada uma deve ser de um mês.
Contraindicações. Pacientes com problemas de coagulação sanguínea, em uso de anticoagulantes, pessoas com diabetes não controlado ou câncer e com lesão ou doença de pele ativa na região que será tratada, por exemplo rosácea, queimadura, verruga, entre outros são contraindicados a fazer o microagulhamento.