Catwoman é um ícone amado no universo dos quadrinhos da DC e teve seu quinhão de interpretações nas telas grandes e pequenas. Entre as infinitas adaptações do personagem Batman, as melhores foram as obras em que o personagem atraente da Mulher-Gato estava na frente e no centro do enredo. As atrizes adoram interpretar o personagem misterioso e atraente por vários motivos. Por um lado, Catwoman é o alter ego de Selina Kyle, uma personagem complexa e dinâmica com seus próprios motivos, sua própria agenda e sua própria visão da vida.
© 2021 Poltrona Nerd - Cinema, Séries, Games, Livros e Quadrinhos
A pequena Selina decidiu começar a frequentar algumas aulas de artes-marciais num velho ginásio, com o intuito de se proteger da violência vivida em sua casa. Um dia, quando regressava da escola, ela encontrou sua mãe dentro de uma banheira cheia de sangue, aparentemente Maria tinha cometido suicídio.
Anos depois, ela foi contratada na prefeitura e usou seus privilégios lá dentro para examinar sua própria pasta na esperança de encontrar seu irmão. Em vez disso, ela descobriu que sua identidade não era o que ela pensava que era, e quando estava prestes a descobrir a verdade, alguém a empurrou de um telhado para mantê-la longe da verdade. Selina sobreviveu, percebendo que devia ser alguém importante o suficiente para quererem morta. Meses depois, depois de decidir se tornar a Mulher-Gato, ela descobriu que seus arquivos foram apagados naquele meio tempo.
Anne Hathaway interpretou uma versão da personagem no grande sucesso de 2012, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Aqui, o codinome "Mulher-Gato" nunca é mencionado, a personagem usa apenas "Selina Kyle".
Não há dúvida de que tanto o público quanto os críticos detestaram Mulher-Gato. A Mulher-Gato deu um passo atrás na representação precisa do personagem de quadrinhos, bem como na representação de personagens femininas fortes, já que o conflito principal do filme era a Mulher-Gato lutando contra a “esposa supermodelo” Laurel Hedare (Sharon Stone) por um produto anti-envelhecimento. Halle Berry ganhou um prêmio Framboesa de Ouro por sua atuação em Mulher-Gato.
A Mulher-Gato era inicialmente chamada de "A Gata" e apareceu pela primeira vez em Batman #1, em 1940. Na história, era ela uma misteriosa ladra de joias, que disfarçada de uma mulher idosa, cometia seus roubos. Ao final da edição, é revelado que ela era uma mulher jovem e atraente. Até então sem um nome de batismo, A Gata apareceu em algumas outras edições do Batman, sempre servindo como vilã ao mesmo tempo que como um interesse romântico do herói.
Depois de várias semanas com o resto da galera na academia de artes-marciais, Selina tinha melhorado muito a sua capacidade de combate. Numa das noites, o noticiário da televisão apresentou uma notícia de última hora, dizendo que o Batman tinha sido avistado no Parque Robinsons.
Quando Selina celebrou o seu 13º aniversário ela regressou para o orfanato, mas rapidamente descobriu que os diretores estavam desviando dinheiro. Eles ainda tentaram matar Selina afogada, para que a menina não revelasse a ninguém o esquema ilegal que eles tinham montado.
A vida de Selina Kyle não foi nenhum conto de fadas, mas se estava pensando que este era o momento em que tudo ficava mais fácil, você está enganado. Depois que ela regressou às ruas, Selina entrou para a prostituição, mas sempre que conseguia preferia cometer assaltos, roubando a casa de algumas das pessoas mais ricas de Gotham.
Eartha Kitt assumiu o papel de Mulher-Gato na terceira e última temporada do show de Adam West Batman, tornando-a a terceira a desempenhar o papel, mas a segunda a interpretar a Mulher-Gato na série de televisão. A amada cantora e atriz era astuta, sedutora e brincalhona. Sua performance foi perfeita para esta versão da Mulher-Gato e a deixou ainda mais adorada.
Selina é uma lutadora perigosa, ágil, veloz e extremamente precisa. Além disso, sua astúcia e capacidade de ser furtiva a tornam uma excelente ladra e verdadeira especialista em roubos ousados. Ao longo de todos esses anos nos quadrinhos, a Mulher-Gato se provou também uma mestre dos disfarces, se passando por pessoas diferentes em vários momentos.
Os fãs da série Batman e Robin dos anos 60 têm dificuldade em decidir qual das três Mulheres-Gato foi a definitiva. Mas, embora Meriwether tenha interpretado apenas a criminosa perversa no filme, ela ainda é lembrada por seu retrato preciso das qualidades felinas do personagem, bem como sua determinação de estar no controle de todos na sala, incluindo a dupla dinâmica e seus próprios parceiros criminosos. Assim como sua contraparte em quadrinhos, a Mulher-Gato de Lee Meriwether equilibrava leveza com erotismo e tinha todo mundo dominado como uma bola de lã sob suas garras.
Quando foi anunciado que Anne Hathaway interpretaria a Mulher-Gato no último capítulo da sérieO Cavaleiro das Trevasde Christopher Nolan , os fãs ficaram no mínimo céticos. No entanto, Anne Hathaway foi uma ladrão de cena imediata e um ajuste perfeito para o papel. Em uma entrevista, elaexpressou seu amor pelo papel dizendo que com certeza o faria de novo, “Eu estaria totalmente disposta a fazer isso se Chris [Nolan] estivesse envolvido, para mim, o que tornou esse papel particularmente divertido foi que ela existia em sua Gotham. Sem ele, acho que não seria a mesma coisa.”
Por muitos anos essa passou a ser a origem da Mulher-Gato, até 1983, quando a própria personagem admite que inventou toda essa história, na edição de The Brave and the Bold #197. O que realmente aconteceu foi que, ao fugir de um relacionamento abusivo, Selina decidiu invadir o cofre particular do até então marido para recuperar suas joias, algo que ela fez tão bem, que passou a adotar essa prática na sua vida.
Recentemente a dupla Warner Bros/DC Comics, revelou que um novo filme estava sendo desenvolvido em parceria com o diretor David Ayer, intitulado "Sereias de Gotham". Este filme vai se centrar em três personagens femininas da DC Comics, a Arlequina, a Hera-Venenosa e a Mulher-Gato. Apesar de muitos rumores, ainda não existe uma atriz confirmada para o papel da nossa anti-heroína favorita!
A Mulher-Gato e Batman se cruzaram diversas outras vezes depois, tanto com suas identidades mascaradas tanto com suas identidades verdadeiras. E "entre tapas e beijos", os dois acabaram convivendo tempo o suficiente e ganhando a confiança um do outro para trabalharem juntos em alguns momentos.
Selina é filha do casal formado por Brian e Maria Kyle que vivia numa das zonas mais pobres e perigosas de Gotham. Infelizmente, Selina sempre sentiu falta de carinho durante a sua infância, e a sua mãe, Maria Kyle preferia perder mais tempo com os seus gatos do que com com Selina e sua irmã. O seu pai também não era nenhum exemplo, o cara passava o dia bebendo, e por muitas vezes chegou a espancar a sua esposa.
Publicada em 1996 e 1997, Batman: O Longo Dia das Bruxas trouxe à tona um pouco mais da ambiguidade moral da Mulher-Gato. Nela, Selina conhece Bruce Wayne numa festa da família mafiosa Falcone. Nem ela nem ele imaginam que uma vez eles já haviam se enfrentado debaixo de máscaras.
Em 2004, Halle Berry estrelou um filme independente da Mulher-Gato, dirigido por Pitof, e os fãs ficaram maravilhados, e não do tipo bom. Infelizmente, tudo sobre este filme foi exagerado. Desde a história e diálogos até a direção e design. Sharon Stone como vilã não foi nada convincente, e qual foi a ameaça final no filme que os fãs podem perguntar? Um creme anti envelhecimento. Sim, este filme entrou em produção com um produto de beleza como principal antagonista efoi eviscerado pela crítica.Felizmente, Halle Berry levou todo o esforço como uma piada e foi capaz de rir disso com o público em todo o mundo, admitindo o desastre que foi.