Meinig. O dr. George foi pioneiro no mundo em tratamento de canal e chegou a fundar nos Estados Unidos a associação de especialistas em tratamento de canal. Por muito tempo, ele foi referência no tratamento de canal pelo mundo (desvitalização dentária).
“Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa e de suas repercussões sobre os tecidos da região periapical”.
A endodontia é a ciência relacionada com o tratamento de canais dentários, por isso, quem procura um endodontista precisa tratar condições clínicas relacionadas com a saúde dos canais radiculares e da polpa dentária.
Como é tratado o canal?
Quando ocorre dor em dente com canal? O tratamento de canal é um procedimento delicado e, por isso, é comum que o paciente sinta dores após o procedimento. Claro que isso não acontece em todos os casos, mas, quando há o risco, o dentista prescreve os medicamentos necessários para diminuir o desconforto.
Canal: mitos e verdades. - O dente precisa doer para surgir a necessidade do tratamento de canal? Mito! Apesar de a inflamação na polpa normalmente causar dor, é possível que ela não apareça e, mesmo assim, seja necessário fazer o tratamento de canal.
"O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado", explica o dentista. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente.
O tempo de tratamento vai depender muito da característica do dente ou da técnica a ser empregada, pode ser uma sessão de média uma hora na técnica rotacional, até três sessões de trinta minutos usando técnica manual.
Em algumas situações, é possível fazer o tratamento de canal em uma sessão, que dura cerca de uma hora e meia. Não é pela pressa, mas por conseguir controlar a infecção e preparar os canais sem correr o risco de ter uma contaminação no período entre as sessões, o que pode causar outras complicações.
Sintomas a serem observados
"A lesão de cárie é caracterizada por mancha branca ou escura acompanhado, geralmente, por uma cavidade". Para identificar um dente sensível já é diferente. "A sensibilidade se dará, geralmente, na região próximo à gengiva, onde haverá a retração gengival ou um desgaste na superfície do dente, próximo à raiz".