Edward Jenner foi o responsável por criar a primeira vacina.
O laboratório suíço de soluções medicinais Novartis, anunciou a criação da vacina contra o vírus H1N1, que causa a doença fatal Influenza A, conhecida popularmente como Gripe Suína.
A vacinação contra a gripe começou a ser feita na década de 1930. A vacinação diminui o tempo de doença e o número de consultas médicas, hospitalizações e mortes. Quando um trabalhador vacinado contrai gripe, regressa ao trabalho em média um dia mais cedo.
Primeira vacina Em 12 de junho de 2009, um dia depois do decreto de pandemia pela OMS, a farmacêutica suíça Novartis anunciou que tinha desenvolvido uma primeira versão do imunizante contra a nova cepa do H1N1.
A vacina protege contra a influenza A, incluindo a prevenção contra a cepa H1N1, e a influenza B. O que muitas vezes pode acontecer é a pessoa imunizada contra a gripe contrair um resfriado e, daí, passa a acreditar que a vacina não funcionou.
Devido ao crescimento da população idosa e à sua vulnerabilidade, o Ministério da Saúde introduziu a vacinação para influenza dos maiores de 65 anos em 1999 e dos maiores de 60 anos a partir do ano 2000. O Brasil tem ultrapassado a meta de 70% de indivíduos vacinados estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido atualmente. Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.
Em alguns casos, a Poliomielite se apresenta de forma assintomática, ou seja, não demonstra nenhum sintoma. Entretanto, mesmo assintomático, o Poliovírus pode ser transmitido, o que reforça a importância da vacina contra Poliomielite, pois, a prevenção é essencial.
A vacina é indicada para prevenir contra a poliomielite causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3. O Programa Nacional de Imunização- PNI, recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade, como doses do esquema básico.
induz a formação de anticorpos contra os vírus da poliomielite. Como a vacina persiste na faringe por 1 a 2 semanas e é excretada nas fezes por diversas semanas, ela pode imunizar os contatos.
Vacina Inativada (VIP), injetável, em duas doses, aos 02 e 04 meses, com intervalo de 60 dias entre ambas.
O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. No entanto, até que a doença seja erradicada no mundo (como ocorreu com a varíola), existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território.